quinta-feira, novembro 18, 2021

As "Mulheres-Sombra" da nossa Cultura...


Vou aproveitar a comemoração do centenário do nascimento de Natália Nunes, companheira desse "homem-duplo", que foi Rómulo de Carvalho e António Gedeão, para falar das "mulheres-sombras" na nossa cultura, cujo talento foi relevado para segundo plano, quase sempre por vontade própria.

Quando escrevo "vontade própria", refiro-me à forma voluntária como se deixavam secundar, dando todo o espaço do mundo aos seus companheiros. Provavelmente não queriam ficar conhecidas como a "esposa de" e como no seu tempo não havia muito espaço para escritores anónimos (a PIDE e a Censura não gostavam dessas aventuras, antes de Abril...), escreveram muito menos do que podiam e deviam.

Talvez Maria Judite de Carvalho (companheira de Urbano Tavares Rodrigues), tenha conseguido ser ela própria, por ter uma escrita muito singular e por fazer jornalismo. Mas nunca quis "voar" muito alto, por ser avessa à exposição e porque o "escritor da casa" era o Urbano...

E se caminhasse na direcção de outras artes, cruzava-me logo com a Sarah Afonso, esposa de Almada Negreiros, que nunca teve dúvidas de quem era o "pintor da casa". 

Haverá com toda a certeza dezenas de casos, de mulheres extraordinárias que abdicaram do que mais gostavam de fazer por amor.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário