quinta-feira, novembro 11, 2021

A Revolta Já não Cabe Dentro dos Hospitais


Provavelmente as várias demissões e manifestações de descontentamento de médicos, enfermeiros e restantes funcionários dos hospitais, não estão a acontecer neste período, que se pode considerar pré-eleitoral, por acaso.

Até porque os bastonários das respectivas ordens pertencem ao lado direito da política.

Mas não são eles os culpados do "reboliço" que está a virar quase todos os hospitais de pernas para o ar. Os grandes culpados são os ministros das finanças socialistas dos últimos anos e as suas celebres cativações, que foram depauperando o SNS, ao ponto de ele estar quase a "dar o estoiro". 

E claro que tudo isto só pode ter acontecido com a conivência do primeiro-ministro...

É caso para dizer que a sorte do espertalhaço do Costa é a "guerra" de poder no PSD. Mesmo assim não dou a sua vitória por garantida, muito menos a maioria sonhada, à custa dos seus dois bodes espiatórios preferidos (PCP e BE)...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Bom dia
    O SNS é sem duvida um dos mais graves problemas nacionais que se tem vindo a degradar de ano para ano , e os nossos governos nada tem feito para que algo mude .
    Os serviços de saúde a que temos direito, deveria ser o que de mais importante se deveria discutir na assembleia , mas há quem se preocupe mais com o aborto e a eutanásia e as salas de chuto e claro com o seu umbigo, que é o seu ordenado mensal .
    Não tenho nada contra essa discussões , apenas digo que há outras prioridades , nomeadamente a saúde .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo perfeitamente, Joaquim.

      E pensar que hoje devido à greve da função pública houve pessoas com mais de oitenta anos que viram alguns centros de vacinação fechados, sem que alguém se tivesse dignado a informá-las do que iria acontecer...

      Eliminar
  2. Por estranho que pareça um amigo muito próximo, depois de ter passado um mês num hospital privado a pagar milhares de euros, foi transferido para um público a seu pedido e está muito satisfeito com o serviço.
    Significa que o SNS tem excelentes profissionais.
    O PS não vai ter maioria e dificilmente ficará à frente da direita somada.
    Apesar de tudo, infelizmente!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tenho dúvidas de que o SNS continua a ter os melhores profissionais, Rosa, mas isso já é insuficiente, há algum tempo...

      E se nada mudar, eles vão-se todos embora.

      Eliminar
  3. Mas de certeza que o SNS não melhorará se os partidos à direita do PS subirem ao poder; ou não será assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, Severino.

      Talvez seja essa a grande diferença entre o PS (o mais democrático...) e a direita. Embora existam alguns ministros e deputados que estavam melhor no PSD ou no CDS...

      Basta lembrar o governo de Passos Coelho que privatizou tudo o que era bom (EDP, REN, etc). Não privatizou a CP e fez uma "privatização" da TAP e da Grandforce, em que os lucros ficavam para os privados e os prejuizos para o Estado... E nem vale falar da Educação e da Saúde, das negociatas com escolas privadas, que ainda andam em disputa em tribunais, assim como a estratégia dos hospitais privados, que também só gostam daquilo que dá dinheiro (adoram blocos operatórios...).

      Eliminar