sexta-feira, setembro 25, 2020

Entre a Desilusão e a Ilusão


Quem gosta de andar por aí a fotografar, fica muitas vezes desiludido, quase sempre pela mesma razão: não ter conseguido "apanhar o passarinho" a sorrir em pleno voo.

Mesmo assim, penso que as desilusões de hoje, são menores que as de ontem. Felizmente o digital acabou por facilitar a vida a quem "falhava" muitas vezes, oferecendo-lhe uma infinidade de oportunidades para "treinar a pontaria".

Quem é do tempo dos rolos, sabe que eles acabavam por ser uma limitação. Cada fotografia era estudada ao pormenor, quase todas as imagens eram pensadas e contadas, uma a uma, não permitindo a infinidade de "gatilhadas" dos nossos dias, o que acabava por ser uma chatice. Ou seja, não nos era possível tanta experimentação nem tanto desperdício.

A possibilidade de se tirarem cem fotografias sobre um tema, e num curto espaço de tempo, fez que se tornasse mais fácil  descobrir dez imagens aceitáveis, e ainda, duas ou três boas.

Claro que toda esta facilidade fez com que fossem negligenciados uma série de procedimentos técnicos. Sentimos que a máquina faz quase tudo sozinha, ao ponto de nos limitarmos a escolher o melhor enquadramento do objecto que queremos fotografar e pouco mais. 

Nunca foi tão fácil termos a ilusão de que somos "grandes fotógrafos"...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


4 comentários:

  1. O que está à nossa volta também ajuda ou não.
    Gostaria muito de melhorar a minha técnica mas limito-me a clicar e a escolher.
    Uma vezes saem bem, outras nem por isso.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso acontece pela facilidade do "digital", Rosa.

      Por pudermos tirar fotografias aos centos para depois escolher a melhor. Acabamos por nos fiar muito na sorte. :)

      Eliminar
  2. Adoro fotografar mas não tenho qualquer técnica. Nunca tive uma boa máquina, dantes tinha "um sabonete" depois avariou agora uso o Smartphone. Às vezes não sai nada de jeito outras até sai alguma coisa razoável.
    O Luís pode não se julgar um bom fotógrafo, mas eu gosto imenso das suas fotografias. Esta poe exemplo é muito bela.
    Abraço, saúde e bom domingo


    À margem:
    Já tenho o computador em casa, mas em 6 horas já se encerrou 8 vezes o que quer dizer que se não está melhor está pouco melhor apesar de desta vez eles me dizerem que substituíram uma peça. Noto diferenças, está mais rápido e o ecrã de encerrar voltou a ser azul. Passara a ser verde quando o problema começou. Vamos ver como se porta amanhã, mas se continuar assim, volta para lá na segunda-feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mais importante mesmo é gostar, Elvira. E serve para todas as artes.

      E depois ter um bom sentido autocrítico, para não enchermos ainda mais o planeta de mais "melhores do mundo". :)

      Eliminar