domingo, janeiro 26, 2025

«Eles escolhem quem faz fogueiras com mais fumo»


Os alentejanos têm uma maneira de comentar as coisas, quase sempre mais irónica e divertida, pelo menos quando comparados com os restantes nativos das várias regiões portuguesas.

E têm ainda outra virtude, conseguem dizer piadas sem se rirem. Algumas vezes nem se trata de piadas mas sim da forma descontraída como olham para este mundo com cada vez mais cores à nossa volta.

E depois há frases que ficam, como as do Chico, em relação aos "especialistas" que enchem as televisões: «Eles escolhem quem faz fogueiras com mais fumo.» E continuou: «Eles querem lá saber do lume. Querem é fumaça!»

Quando alguém é capaz de explicar, com apenas duas frases, qual é o critério de selecção na escolha dos comentadores televisivos, e logo de seguida conseguir que todos concordem com ele, transporta no mínimo, muita sabedoria dentro dele...

Mas o Chico estava imparável na manhã de sábado, que pedia chuva. 

Apostado em nos fazer sorrir, sem nos mostrar os dentes, continuou a oferecer-nos excelentes bonecos de alguns dos nossos comentadores. Fez um belo esboço do general careca que sonha com a Laica e tem um poster do Putin, em tronco nu, a caçar ursos no escritório. Inventou uma colagem com um almirante rodeado de barcos de papel e um anão com uns sapatos de tacão alto agulha, ambos com orelhas grandes a olharem espantados para o Palácio de Belém. Mas a quem ele ofereceu mais adjectivos foi ao Octávio dos "futebóis", que mesmo pequenino, consegue ser um gigante na inveja, na insinuação e na maledicência Foi para ele o melhor elogio: «O magano consegue bater o Zé Povinho aos pontos, em "filha da putice".»

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


Sem comentários:

Enviar um comentário