sexta-feira, novembro 12, 2021

Os Mais de 300 anos de "Tradição" (aliás, de exploração)...


Para algumas pessoas até pode parecer uma coisa romanesca, a existência de gente que se julga superior aos outros e que se pudesse inventava mesmo o famoso "sangue azul". Quando podem fazem a conjugação dos apelidos que têm no nome com o seu historial familiar, que em tempos que já lá vão os tornara donos de quase "metade do mundo".

Alguns ainda andam por aí e de longe a longe esquecem-se que vivemos numa república democrática e... ouvem coisas que não gostam de ouvir. 

Foi o que aconteceu ao "conde", quando se colocou em bicos de pés para exaltar os mais de 300 anos de tradição familiar. Quem não esteve pelos ajustes com os seus devaneios foi o tio Zé David, que lhe respondeu à letra, substituindo a palavra "tradição" por exploração.

O "conde" ainda lhe chamou mal agradecido, mas como o tio Zé David estava com a "corda toda", disse-lhe que se havia alguém mal agradecido era ele e a sua família, que viveram durante séculos à custa do povo da aldeia, que tratara quase como escravos. E eles sim, nunca tiveram uma palavra de agradecimento para todos aqueles que privaram de ter uma vida digna.

Depois desta é que o "conde" pegou nos seus mais de "300 anos de tradição" e com uma passada rápida, caminhou na direcção da velha casa senhorial, cujo portão se fechou com estrondo.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários: