quinta-feira, novembro 25, 2021

«Há anos que não leio um livro. Tenho tantas saudades!...»


Um dos amigos com quem almoço de vez em quando, na última vez que estivemos juntos teve um desabafo, que me tocou particularmente. 

Ele tem uma vida complicada há vários anos, por ser pai de dois filhos problemáticos e também por ter uma esposa com problemas de saúde. Trabalha em vários sítios com conseguir o "milagre da sobrevivência" de todos (há ainda a netinha, de quem ele é mais pai que avô...).

Os almoços e o convívio com os poucos amigos que tem, são a única coisa que o faz esquecer, por momentos, o "turbilhão" em que vive diariamente. Percebemos muito bem quando anda a braços com problemas pelo seu semblante. Nunca o questionamos, por ele estar longe de ser a pessoa mais expansiva do mundo. Tentamos animá-lo com episódios brejeiros e com histórias alegres vividas no mundo do jornalismo e das artes. Acaba por ser uma alegria colectiva vê-lo a sorrir.

No meio da conversa falámos de dois ou três livros e dos seus autores. Foi quando ele me disse: «Há anos que não leio um livro. Tenho tantas saudades!...»

A frase passou despercebida aos outros dois amigos, que entretanto estavam a falar de outras coisas. Não fui capaz de dizer nada, embora estremecesse por dentro... 

Ele também já nos confidenciara uma vez, que não tinha um espaço "seu" em casa, uma simples secretária onde pudesse organizar as suas coisas... o que se compreende, pois são cinco pessoas as que vivem no seu T2.

Por sabermos que a "vidinha" já nos coloca tantos obstáculos, divisões e diferenças no nosso dia a dia, é que é bom que se continue a falar e lutar pela igualdades de oportunidades na "outra vida".

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Como esse seu amigo , infelizmente há muitos .
    Ele ainda tem com quem passar algum tempo com amigos e conseguiu desabafar, mas só ele sabe a falta que um simples livro lhe faz para lhe dar um pouco mais de felicidade .
    Temos de lutar pelas igualdades de oportunidades nesta vida , que na outra duvido muito, embora quisesse ter fé do contrário .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Joaquim. Olhamos cada vez menos para o lado...

      E sim, num mundo com oportunidades para todos, vivíamos todos melhor.

      Eliminar
  2. Há vidas muito difíceis e tristes!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois há, Rosa.

      Há gente que recebe uma vida cheia de complicações...

      Eliminar