segunda-feira, junho 14, 2021

"O cliente tem sempre razão"


Há muitas coisas, que por serem simples, raramente pensamos nelas.

Hoje estava na esplanada à espera que chegasse alguém para pedirmos dois cafés, quando pensei na diferença que existe de estabelecimento para estabelecimento no atendimento. O café onde costumamos ir à segunda-feira só abre a meio da tarde, pelo que temos de escolher outras opções. A nossa escolha normalmente prende-se mais com a qualidade da bica, que do serviço (preferimos esperar mas beber "café café"...).

Hoje enquanto esperava, pensei que praticamente todas as profissões acabam por ter como finalidade "servir os outros". Em muitas delas esse serviço é directo, como na dita esplanada.

Estranhamos quando notamos que as pessoas não são tão agradáveis como gostaríamos, esquecidos de que todos temos "dias maus"... Claro que quando a "antipatia" é reincidente, percebemos que as pessoas estão na profissão errada e que aquele trabalho é um "fardo" (muitas vezes mal pago...).

É por isso que é importante, mesmo nos dias péssimos, olharmos o espelho e dizermos para a cara triste que encontramos à nossa frente que "o cliente tem sempre razão".

(Fotografia Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Todos sabemos que nem sempre é assim , mas se estamos á frente de um serviço ao publico , temos de ter a consciência que o cliente tem de ser o mais bem servido possível , e termos até de engolir uns sapos .

    JR

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    1. Claro que não é assim, mas de certeza que ajuda fingir que "o cliente tem sempre razão", Joaquim, especialmente quando se atendem clientes chatos. :)

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  2. E quando o cliente tem, de facto, razão e à nossa frente parece que temos uma parede?! É exasperante!
    Eu trabalho numa profissão que aprendi a detestar há 41 anos. Felizmente, estou quase a livrar-me dela! Esse será um dia de grande alívio. Contudo, tenho a consciência tranquila quanto ao facto de nunca ter prejudicado ninguém.

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    1. Pois, é complicado, Maria.

      E há de facto muita gente que não devia estar atrás de um balcão...

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    2. 41 anos a fazer o que se detesta? Aterrador!

      Então e nunca houve uma tentativa de inovar de ganhar o gosto de fazer? Desculpe-me a intromissão mas parece-me um fardo demasiado pesado para não tentar encontrar solução de modo a tornar bela uma coisa feia.

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    3. Deu-me segurança económica....foi importante para mim. Quando saía do emprego não pensava mais nele! E tenho outros interesses.
      Mas, agora, estou desejosa da reforma! Vai ser no início de 2023!

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