terça-feira, junho 29, 2021

Não é Normal


Embora seja de esquerda, não posso deixar de dizer, que já me começam a cheirar a "esturro" os resultados das sondagens, quase sempre felizes para os socialistas.

Não é normal um Governo com tantos casos mal explicados (o último é o acidente na auto-estrada do ministro do costume, em que variar, existem duas versões...), com tantos ministros e secretários de Estado a meterem os pés pelas mãos, não receba o que merece da "vox populi"...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


8 comentários:

  1. Há dois factores que poderão explicar em parte essa situação: (i) geralmente em épocas de crise, e em particular perante uma inédita crise sanitária, a insegurança tende a favorecer o apoio ao governo vigente (sobretudo quando a oposição surge desacreditada aos olhos da população, à semelhança das eleições regionais em França onde a oposição foi manifestamente incapaz de capitalizar a impressionante insatisfação com Macron e seu governo, e que era bem patente antes da pandemia: gilets jaunes, etc); (ii) uma memória ainda viva e traumática do último governo do PSD e da troika tenderá a desencorajar aqueles que noutras circunstância estariam prontos a expressar "votos de protesto".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Além desses dois factores, Miguel, há o António Costa... tem muita habilidade para lidar com situações problemáticas.

      E do lado oposto, o factor Rui Rio, que até tem "feito o pino", mas que nem assim vai lá.

      Mas mesmo assim, são muitos problemas e muito tempo de governação, para se continuar "em alta".

      Eliminar
  2. A análise do Miguel parece-me uma lúcida análise!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho, Severino.

      Mas mesmo assim continuo com a "pulga atrás da orelha". :)

      Eliminar
  3. Seria natural mas com uma oposição adormecida...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Bom, e é preciso não esquecer que, apesar dos pesares o PC e o Bloco também apoiam o Governo....
    E há o trauma do Passos. Ah pois há! Livra! Nem me quero lembrar do corte que levei no meu vencimento....e outras coisas!
    Para além disso, tal como nas sondagens que dizem que Lisboa é linda ( exceto para quem vive, se desloca e trabalha nela) e que foram, na sua maioria, compradas, as outras sondagens também podem ser manipuladas....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Rio tem sido muito incompetente como líder da oposição, Maria.

      Eliminar