sexta-feira, junho 18, 2021

Um Outro "Movimento das Coisas"...


Ontem escrevi sobre um filme e uma realizadora, pela forma como ambos foram "esquecidos" e "abandonados".  O Movimento das Coisas, que foi terminado em 1985 só vai ser exibido em salas de cinema em 2021.

Sobre Manuela Serra há ainda outra história (não menos triste que a do filme...) que a levou a abandonar a sétima arte. Quando ainda não se falava de assédio sexual. Ela explicou-a, sem qualquer tipo de "rodriguinhos", no Jornal de Letras: «Os motivos que levaram a pôr definitivamente uma pedra no assunto foi receber certo tipo de convites... Na altura, os homens muito poderosos sentiam-se à vontade para fazer propostas a mulheres, eu não quis entrar por essa porta. Não devo ter sido a única vítima. Havia abuso de poder e colocaram-me em situações extremamente difíceis. A maioria deles já morreu e os crimes prescreveram.»

Todos nós já percebemos que havia uma casta de "machos" (minoritária...), que utilizavam o poder que tinham para ir muito para além dos jogos de sedução. Pressionavam e chantageavam, até conseguirem o que queriam. Felizmente com todas as denúncias que têm vindo a público, devem ter os seus dias contados.

Do que ninguém fala é de outro poder masculino (o feminino sempre foi muito mais discreto), que sempre dominou o mundo das artes, esse mesmo, o homossexual. Acho curioso que não surja nenhum homem a falar sobre as histórias de assédio, de que foi vítima (por encenadores, realizadores e actores, especialmente no começo de carreira...).

O problema é sempre o mesmo. Provavelmente, além da vergonha, têm medo de entrar em alguma "lista negra" e não voltarem a trabalhar no mundo do espectáculo... 

(Foto de Luís Eme - Ginjal)


2 comentários:

  1. E o lobby gay cresce assustadoramente em todos os sectores...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que questiono é ninguém falar sequer nisso, Severino.

      Embora seja uma realidade, especialmente na Cultura.

      Eliminar