domingo, maio 23, 2021

O Cinema, o Teatro, a Televisão e as Emoções...


Embora o cinema e o teatro "sejam a fingir", continuam a um ser dos poucos espectáculos onde ainda se faz o "jogo da verdade", usando e abusando dos percalços  da "vida", para mexer e remexer com as nossas emoções. 

Quando os actores e os argumentos são bons, não é uma coisa do outro mundo, chegarmos quase às lágrimas (ou ver mesmo uma ou outra a quererem escapar...), sentirmos vontade de dar um grito de raiva ou um salto de contentamento.

Embora a "televisão-espectáculo", se tenha tornada perita na exploração de emoções, elas são de tal forma primárias, que raramente consegue ir tão longe como os bons filmes e as boas peças. Continua fiel ao "fado da desgraçadinha", sem conseguir dar o desejado um passo em frente.

É por isso que quase só nos resta o cinema e o teatro para nos imaginarmos dentro de "outras vidas", para sentirmos que ainda somos humanos. Mesmo que nos ofereçam "exageros" e "outras verdades", não recorrem ao que é mais fácil, para mexer e remexer com as nossas emoções...

(Fotografia de Luís Eme -  Almada)


4 comentários:

  1. Na televisão só vejo filmes e algumas séries da RTP2.
    Esses programas a puxar por sentimentos primários envergonham-me.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, Rosa. :)

      E sim, se puder mudo logo de canal (às vezes não posso), detesto "lágrimas de cebola"...

      Eliminar
  2. Concordo que a televisão explora uma vida sem sentido com programas nivelados por baixo. No teatro e no cinema somos muitas vezes convocados a reflectir sobre o sentido das emoções inerentes ao ser humano.
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes programas dizem muito de nós como povo, Graça.

      Mas quem governa prefere sempre "carneiros" a "lobos"...

      Eliminar