domingo, maio 02, 2021

A "Cegueira Política" nas Autarquias


Hoje, ao ler a reportagem no Público sobre a Bedeteca de Lisboa na actualidade (faz-se de conta que não existe, desperdiçando todo o seu património e potencial cultural...), senti mais uma vez, o mal que a "dependência partidária" pode fazer a todas as coisas, especialmente às da cultura.

Infelizmente o normal no nosso país é o partido que estava na oposição, ao ganhar as eleições autárquicas, virar tudo de pernas para o ar. Abandona projectos extremamente válidos da anterior gestão camarária, apenas porque "não são seus", sem se preocupar com o rasto de destruição e prejuízo, que deixa atrás de si.

Embora esta seja a norma (em Almada aconteceu muito disso neste mandato...), é completamente estúpida. Não me entra na cabeça que se altere o que funciona bem, apenas porque se trata de uma herança de "outra cor política". Mas como já disse, trata-se de uma norma seguida por todos os partidos, que além de revelar pouca inteligência, revela os habituais tiques de autoritarismo (o quero, posso e mando...) que abrem portas ao "caciquismo".

Esta é apenas mais uma das várias explicações para o facto de continuarmos a ser um país adiado, ano após ano...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


Sem comentários:

Enviar um comentário