terça-feira, maio 11, 2021

A Conjugação de uma Série de Factores Tornou o Sporting Campeão (com todo o mérito)


A conquista da Primeira Liga de Futebol pelo Sporting, fez-me lembrar, a espaços, a vitória do Leicester na Liga Inglesa na época de 2015/16, treinado por Claudio Ranieri.

Segundo as palavras do seu treinador, Ruben Amorim, o Sporting estava em quarto nas contas das "casas de apostas", apenas com três por cento... Isso diz muito sobre o mérito desta vitória inesperada.

No começo quando se compararam os planteis e os orçamentos dos clubes, percebeu-se que o Benfica e o FC Porto estavam noutro patamar e vaticinava-se uma "luta a dois", o que felizmente acabou por não acontecer (durante muito tempo houve uma luta a quatro...).

Devido à pandemia o campeonato começou mais tarde e fez com existisse uma carga de jogos muito grande, pois aos jogos internos juntaram-se os das competições europeias. Mal sonhava o Sporting que o "azar" de ter ficado pelo caminho no início da campanha europeia, seria uma "sorte"... E foi mesmo o que aconteceu, pois apresentou-se muito mais "fresco" que os adversários, jornada após jornada, acordando os seus adeptos e enchendo-os de esperança, com as vitórias consecutivas e com a conquista do primeiro lugar.

Por ser uma equipa muito jovem, acabou por beneficiar da ausência de público, que estava habituado a assobiar a equipa logo ao primeiro desaire. E sem esquecer que as claques estavam longe de morrer de amores pela estrutura directiva de Frederico Varandas...

Mas a conjugação mais importante para a vitória final foi a empatia total entre treinador e jogadores. Além de entenderem na perfeição em quase todos jogos as instruções tácticas e técnicas de Ruben Amorim, também perceberam a mensagem de que o único objectivo que tinham, era apenas ganhar jogo a jogo (isto já tinha resultado com Bruno Laje no Benfica...), Quem tinha a responsabilidade de ser campeão, eram os outros...

E foi assim que se construiu uma vitória histórica, 19 anos depois. Talvez seja irrepetível nos próximos anos. É isso que valoriza tanto o feito de Rubem Amorim e dos seus "Muchachos".

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


17 comentários:

  1. Bom dia
    Sem querer ser " engraxador " estou completamente de acordo .
    Parabéns ao Sporting .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Joaquim, parabéns ao Sporting, que foi um justo Campeão.

      Eliminar
  2. É histórica esta vitória que se deu sem uma única derrota.
    O pior foram os festejos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É provável que o "meu" Benfica, queira estragar a "festança" ao Sporting e queira ganhar o jogo da Luz e oferecer-lhe uma derrota. :)

      Eliminar
  3. Também concordo com a RV. O pior, mesmo, foram os festejos. Durante um ano morreram pessoas, outras ficaram com sequelas graves, os profissionais de saúde esgotaram-se, gastou-se imenso dinheiro em testes, vacinas e confinamentos. E, no final, veio toda aquela malta para a rua...uma vergonha! Só espero que, daqui a duas semanas, não tenhamos que voltar a confinar.
    Felizmente que vou levar a minha 2a dose da Pfizer no próximo sábado....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje escrevi sobre isso. É inclassificável, Maria.

      Pode ser que aconteça algum milagre, por estarmos perto do 13 de maio.

      Eliminar
  4. É preciso dizer que lutámos contra multas, suspensóes, contra adversários de milhões,adversários invisíveis, todas as semanas se tentavam arranjar álibis para nos tentar vergar.

    E os ses que se arranjam para tentar minimizar uma vitória justíssima (é o covid, é a eliminação das provas europeias, é a auséncia de público); impressionante, não saber reconhecer a vitória do que foi efectivamente melhor!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como não sou adepto de cachecol, não entro no teu jogo, Severino.

      Mantenho que o Sporting ganhou justamente. Mas tudo isso aconteceu graças à conjugação de uma série de factores, onde se incluem a ausência nas competições europeias e a ausência de publico. Só quem não assistiu ao cansaço dos jogadores do FC Porto, Benfica e Braga é que o pode negar. E também só quem não conhece o ambiente do Estádio de Alvalade (adeptos sempre prontos a assobiar a própria equipa ao mínimo deslize), é que pode negar estes dois aspectos com factores influentes. Claro que não foram decisivos. Decisivo foi o papel de Rubem Amorim, que é um grande treinador, e conseguiu tirar o máximo de rendimento de um conjunto de jovens, bem apoiados por três ou quatro jogadores experientes.

      Eliminar
  5. Explica-me lá ó Luís, por favor: porque é que será irrepetível nos próximos anos?

    Porquê? Não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque o próximo campeonato não será igual, Severino.

      É muito difícil correr tudo bem a uma equipa e mal a outras três, sejam elas quais forem...

      No final do próximo campeonato falaremos. O Sporting pode voltar a ser Campeão, mas nunca como o foi este ano.

      Eliminar
  6. Mas porque é que as pessoas, em geral, têm tantas opiniões bem fundamentadas acerca da "bola" e nenhumas em relação a outros assuntos bem mais importantes para o país?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que falas do cidadão comum, Maria.

      Provavelmente por terem uma paixão maior pelo futebol que pelas outras coisas (quase sempre mais chatas e mais difíceis de "opinar"...).

      E também porque sempre tiveram "liberdade" para falar do futebol e não de outras coisas (antes de Abril devia ser o único sítio onde era possível chamar todos os nomes feios que existiam aos árbitros e jogadores de futebol...).

      É por isso que 50 anos é pouco para se mudar uma sociedade... (se se continuarem a manter os mesmos erros e alimentar a ignorância como um trunfo político).

      Eliminar
  7. Ó Luís, o Leicester foi uma única vez campeão inglês (e essa vitória, essa sim, dificilmente se repetirá) portanto, essa comparação com a vitória do SPORTING será descabida, porque tal comparação me parece desajustada e até, talvez até não intencionalmente dá tua parte, uma forma de minimizar o SPORTING-o Leicester é um pequeno clube inglês com um pequeno historial, absolutamente incomparável com o do SPORTING.

    E com cachecol ou sem cachecol falar em cansaço dos jogadores profissionais das equipas adversárias, em falta de público e outras nuances, é apenas uma forma de arranjar desculpas e de quem quer ganhar sempre a qualquer custo e não saber reconhecer que o adversário, neste caso o SPORTING, foi o melhor e um justo campeão (que até poderá não ser o teu caso, mas não é isso que aqui me parece transparecer).

    Se no futebol não houvesse todos esses contratempos citados as equipas terminavam sempre empatadas.

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Severino, não escrevi com uma "fita métrica" a medir conquistas desportivas nem história clubística, mas apenas a constatar algo impensável, até mesmo para 90 % dos sportinguistas: o Sporting ser campeão. Daí a comparação com o Leicester. Até o Ruben Amorim disse que só tinha 3 % de possibilidades de ser campeão (estava atrás do Braga)...

      Não preciso de desculpas nem de culpas para nada. Apenas escrevo o que penso. E não prescindo dessa minha liberdade de pensamento, que de vez em quando me oferece alguns dissabores.

      Este ano foi um ano excepcional, nunca se fizeram tantos jogos em tão pouco tempo. Por isso o cansaço das equipas (com mais lesões e mais cuidado a gerir os jogadores...) é real, não é desculpa de ninguém. Mas isso não retira o mérito do Sporting, que foi quem melhor se adaptou e beneficiou das circunstâncias pouco comuns. E nem vou falar do Covid, que também não foi igual para todos, provavelmente porque o cuidado também não foi igual de todos...).

      Nada disto faz com que o Sporting não tenha sido um justo campeão. Foi o que melhor se adaptou a este ano atípico, com uma regularidade digna de registo, que lhe permitiu não perder nenhum jogo até agora.

      Eliminar
  8. Obrigado Luís por me permitires que, na tua "própria casa" dê a minha opinião, daquilo que efectivamente penso, mesmo discordando quase totalmente da tua opinião, igualmente livre.

    Já aqui citei anteriormente uma absoluta verdade do grande treinador italiano Arrigo Sachi e que gosto sempre de ter presente:

    -"O futebol é a coisa mais importante entre as coisas menos importantes da vida"-

    Abraço e Saudações Leoninas

    ResponderEliminar