quinta-feira, maio 13, 2021

«Não dês comida ao monstro que tens dentro de ti»


Quando estava a preparar o café da manhã e olhava para sítio nenhum, que fica para lá da janela larga da cozinha, lembrei-me das nossas imperfeições e de como somos incapazes de resistir a apelos estranhos e negativos, que surgem, vá-se lá saber donde. Diz-se que são coisas do diabo, que tal como deus, parece conseguir estar em todo o lado...

Foi quando me lembrei de um dos meus "anjos da guarda" (fui tendo vários ao longo da vida. e dos bons...), que no meu segundo emprego, não só me ensinava coisas do trabalho como também da vida... Era novo e chateava-me com facilidade, qualquer injustiça me revoltava contra  mundo.

Era quando ele me sorria e dizia: «Não dês comer ao monstro que tens dentro de ti.» 

Acabávamos os dois a sorrir. Nunca esqueci esta expressão...

(Fotografia de Luís Eme - Fonte da Pipa)


6 comentários:

  1. Talvez não venha a propósito mas a minha mãe, perante a expressão "se Deus quiser", respondia sempre:
    - Deus ou o Diabo, conforme o que estiver de serviço!
    Realmente, quando somos jovens, temos momentos muito tumultuosos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Toda a razão, RV ( ou será Leo?😊) e Luís.
    Às vezes, sofremos uma influência estranha, negativa. Felizmente, tenho conseguido lidar bem com isso mas conheço bem uma pessoa que, de repente, se transforma num demónio. Nessas alturas, tenho medo! Mas, tenho tido a sorte de alguma força me proteger dele. Tenho muito poucos amigos- porque já morreram ou a vida os afastou e, por isso, estou muito dependente dessa pessoa. Ainda não tenho tido forças para me afastar....porque sei que, no dia em que o fizer, irei ficar sozinha. E não partilho da máxima " Mais vale só que mal acompanhada ".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, a vida é quase sempre mais complicada do que parece. Maria...

      Eliminar
  3. Que bela e terrível frase-aforismo-o-que-quer-que-seja:
    «Não dês de comer ao monstro que tens dentro de ti.»
    Guardou-a no caderninho do costume.
    Obrigado

    ResponderEliminar