quarta-feira, dezembro 07, 2022

Uma Outra Irracionalidade no Futebol...


Não devia falar de Cristiano Ronaldo, até por continuar a ser assunto em tudo o que é sítio. Mas apetece-me escrever sobre um outro lado do futebol, que até aqui me tinha passado ao lado. Apercebi-me ontem de  "outra irracionalidade", que está completamente à margem do jogo, que tem mais a ver com a "mitologia" ou "idolatria".

Apesar de Gonçalo Ramos ter feito um jogo exemplar e marcado três golos, quando foi substituído por Ronaldo, as pessoas que enchiam o estádio, esqueceram-no, completamente. Todos os gritos e aplausos foram para o capitão da selecção. O mais curioso, é que eram sobretudo os espectadores do Oriente quem alimentava esta quase "doença ronaldiana". 

Ou seja, para eles Ronaldo continua a ser "bestial" e nunca uma "besta"...

Foi por tudo isto, que pensei pela primeira vez, que talvez seja todo este movimento planetário, que  contribuiu para que o Cristiano, já esteja com os pés mais nas nuvens que nos relvados, que viva mais no tal mundo das redes sociais, que no mundo real. 

Não é que eu estivesse à espera de algo parecido com "rei morto, rei posto", porque continuo a pensar que o Cristiano ainda pode dar algo ao futebol, e porque acho que os seus problemas são mais psicológicos que físicos. E só ele é que os pode resolver (com ajuda, claro). 

Mas para isso, precisa de querer deixar as "nuvens" para voltar para os "relvados"...

(Fotografia de Luís Eme - Beira Baixa)


6 comentários:

  1. Os fãs nunca pensarão - nem os outros - na origem da palavra bestial. Terá sempre um significado contemporâneo.
    Cristiano é um profissional a tempo inteiro, mas não esquecer que é pai. Não tem sido um ano fácil... perda de um filho, um filho ou filha no hospital.... E estará a pensar no seu futuro. Nothing wrong with it! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho cada vez mais dificuldade em falar sobre Cristiano Ronaldo, Catarina.

      Tem ultrapassado todas as linhas, mesmo as imaginárias. Talvez já não saiba diferenciar o que é real e o que é virtual.

      E eu até sou um dos que sempre o defendeu...

      Eliminar
  2. É tão lamentável e tão triste o que, no seu próprio país, têem feito ao CR7, e precisamente quando ele mais precisava de nós; absolutamente confrangedor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já pensei como tu, Severino.

      Mas depois de perceber que tudo isto anda à volta das "redes sociais" e do "ego" de Cristiano Ronaldo (e família, todos lucram com isto...), penso de outra forma.

      O mais provável é Cristiano ter "usado" a selecção e todos nós para se "erguer" de novo. Só que as coisas correram mal, tanto a ele como à selecção...

      Ele foi sempre mais notícia que a selecção e quase sempre pelos piores motivos. Isso pode dar muitos "likes" nas redes sociais, mas abana com o ambiente de qualquer equipa.

      Eliminar
  3. E será que ele tem toda a culpa desse circo mediático em seu redor?
    O ego, por vezes, mesmo que forte é necessário. É esse ego, essa segurança em si próprio, essa determinação, vontade de ferro e competitividade que faz dos atletas, grandes atletas.
    Procuro, de propósito, comentários em português, sobre Cristiano. É de bradar aos céus. Comentários mesquinhos, pobres, insultuosos, invejosos e degradantes. Colocam os seus ídolos no mais alto pedestal, mas se acontece alguma coisa menos “perfeita”, ai Jesus!!, que os insultos são feitos sem peso nem medida...
    E, já agora, não é altura do senhor Fernando Santos arrumar a tralha e desandar para outras paragens?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se alimenta este "circo" quase diariamente, terá com toda a certeza, alguma responsabilidade, Catarina.

      Claro que sempre foi alvo de inveja, isso acontece com todos os que têm sucesso. Mas também continua a ser idolatrado de uma forma doentia...

      Eliminar