quarta-feira, dezembro 28, 2022

Resistências, "Partilhas Selvagens" e Ladrões


Estive quase a cometer o erro de escrever sobre o telefonema que recebi a meio da manhã. Mas depois achei melhor não.

Embora concordasse, que o meu amigo também é, de facto, um resistente. 

Quando alguém que é "roubado", sistematicamente, não desiste ou "põe trancas na porta", optando por continuar a "oferecer" mais textos e fotografias, aos habituais "amigos do alheio", pode ser olhado como um resistente, sem qualquer dúvida (também podia ser parvo, mas não é o caso...).

Ela disse-me que aquilo não era bem um roubo, porque o nosso amigo comum continuava na posse dos seus escritos e das suas imagens (percebi que lhe apetecia chatear-me...). Percebi isso quando falou da minha "embirração" pelo facebook. Foi quando me lembrei de lhe dizer que se calhar estava certa, eram "partilhas selvagens" e não roubos...

Num dos comentários o Sammy recordou uma frase do poeta Pina sobre a literatura ser uma arte de ladrões que roubam ladrões (e como tal com muitos anos de perdão...). Falando mais a sério, penso que o grande poeta e cronista do Norte, não falava de forma literal, apenas queria dizer que todos aqueles que escrevem são influenciados pelos escritores e pelos livros que gostam (mesmo sem darem por isso) e que a originalidade é uma palavra quase utópica.

Do que eu não tenho dúvidas, é que duas pessoas terem a mesma ideia é uma coisa diferente de se "copiar" uma ideia alheia...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário