sábado, dezembro 31, 2022

Mentir para Quê?


A pergunta do título serve para todos nós. Mente-se muito, talvez nunca se tenha mentido tanto como nos nossos dias, porque os acontecimentos quase que nos conseguem ultrapassar e nem sempre conseguimos enfrentá-los e reagir da melhor maneira.

Claro que não pretendo desculpar ninguém, muito menos o Costa, o Pedro Nuno, o Medina ou a Alexandra, por já serem crescidinhos e saberem que os lugares que ocupam não se compadecem com "enganos", "distracções", "descuidos" e outras palavras, utilizadas para esconder "mentiras".

Talvez eles gostem de brincar com "bolas de neve", cada vez mais volumosas...

Normalmente quando mentimos, tentamos enganar-nos a nós próprios. Tentamos criar uma ilusão que nos ajude a reduzir o efeito de nossa falha nos círculos mais próximos.

Foi por isso que gostei de ouvir Roger Schmidt, não por ser alemão, mas por tentar ser honesto (algo que todos devíamos fazer, especialmente os "costas"...), mesmo depois de ser derrotado.

Não tenho qualquer dúvida que Jorge Jesus ou Sérgio Conceição eram incapazes de dizer, depois de uma derrota, que o adversário foi melhor e mereceu ganhar. Roger disse-o, sem se esconder atrás de nenhuma palavra...

Era bom para todos nós, que em 2023 se mentisse menos. Especialmente as pessoas que exercem cargos de maior responsabilidade, não nó no nosso País, mas no Mundo inteiro.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


5 comentários:

  1. A mentira tem a perna curta, a verdade é como o azeite vem sempre ao de cima.
    Estes dois provérbios não são conhecidos de todos.
    Abomina a mentira!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    Para além de se esconderem atrás das mentiras , falta-lhes coragem para assumirem o erro .
    Era bom mas infelizmente não vai passar disso .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse é o problema maior, Joaquim.

      Enrolam e deixam-se enrolar pelas teias mentirosas que tecem...

      Eliminar
  3. Onde é que eu assino?
    Abraço, saúde e um feliz Ano 2023

    ResponderEliminar