sábado, agosto 13, 2022

Um Livro é Muito mais que um Simples Objecto...


A primeira sensação que tenho, ao ter conhecimento da tentativa de assassinato a Salman Rushdie de ontem, em Nova Iorque ( durante um evento literário, por parte de um jovem extremista de origem islâmica), é que surge completamente fora de tempo.

Quase todos pensavam que a condenação à morte defendida pelo Ayatollah Khommeini, em 1989, depois da publicação dos Versículos Satânicos já estava ultrapassada (até porque o Governo Iraniano em 1998 anunciara publicamente que não defendia a sua morte...), acontece esta tragédia.

Depois de mais de uma década a viver escondido, praticamente "fora do mundo" e com identidade falsa, Salman Rushdie, a partir de 2003 começou a tentar levar uma vida o mais normal possível, mas sem descurar a sua segurança pessoal, até porque a "guerra" entre o Oriente e o Ocidente estava ao rubro no começo do milénio.

A sua passagem do Reino Unido para os Estados Unidos da América, não aconteceu por acaso. Rushdie queria se sentir mais livre, voltar a ser um escritor e a sentir a proximidade dos leitores. O que em parte conseguiu. Até ontem...

Um livro é muito mais que um objecto, mas está longe de ser uma "arma mortifera", mesmo que assuste todos aqueles que continuam a ter medo (é ódio) da palavra liberdade.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Se mo permites, subscrevo tudo o que disseste.
    UmaMaria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sociedade está cada vez mais carregada de ódio e de egoísmo, Maria...

      Eliminar