sexta-feira, agosto 12, 2022

É Apenas Meia-Verdade, a "Legalenga" de que Todos os anos se Repetem os Mesmos Erros nos Incêndios


Olho para este incêndio da Serra da Estrela, que andou, a saltar de montanha em montanha, de concelho em concelho, com espanto e também alguma incredulidade. 

Por conhecer alguma da área ardida, fico com a sensação que se poderia ter feito mais, muito mais, para se estancar aquela que viria a ser uma verdadeira tragédia no nosso património natural.

Embora perceba o "deixa arder", quando não estão em risco vidas humanas e habitações, penso que ainda se tem de melhorar bastante a forma como se luta contra os incêndios. Compreendo perfeitamente que os bombeiros tenham deixado de cometer actos quase suicidas, quando se deslocavam para locais, onde não estavam devidamente protegidos (perderam-se vidas e viaturas de forma estúpida...), mas não se pode perder a oportunidade de combater os incêndios, em áreas onde é possível lutar de igual para igual para com ele. Digo isto porque a Serra da Estrela está longe de ser apenas arvoredo. Houve áreas de vegetação (rica para a pastagem de animais e que lhes irão fazer bastante falta...), onde se poderia ter feito muito mais do que se fez. 

Também penso que devem continuar a existir problemas ao nível do comando (basta estar atento ao que se vai dizendo...) quando estão mais de mil homens no terreno, com gente a mais a mandar, e algumas vezes "mal". Era bom que os diferendos entre a Protecção Civil e o Comando dos Bombeiros, fossem sanados, de uma vez por todas, e que se falasse e lutasse a uma só voz.

É por isso que eu digo, que é meia-verdade, a "legalenga" de que todos os anos se repetem os mesmos erros, pelo menos no combate aos incêndios. 

Onde se continua a falhar de forma incompreensível, é na prevenção. 

As autarquias locais e as suas populações continuam a não cuidar do que é seu e de todos (passei por bermas da estrada em Julho e Agosto com vegetação acima da minha cintura...). Já deviam ter percebido a incúria de uns pode ser a desgraça de todos...

(Fotografia de Luís Eme - Vila Velha de Rodão)


4 comentários:

  1. Bom dia
    A verdade e nada mais que a verdade.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão triste vermos o país a ser destruído desta maneira, Joaquim...

      Eliminar
  2. Uma tragédia na biodiversidade!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma tragédia em tudo, até no nosso amor próprio, Rosa.

      Parece que somos todos malucos e parvos.

      Eliminar