quarta-feira, agosto 31, 2022

O País que Desanda Mais do que Anda...


Não é preciso ser muito esperto ou inteligente para perceber uma das razões pela qual o nosso país, "desanda mais do que anda". Raramente se escolhem as pessoas mais competentes e conhecedoras dos respectivos ministérios, para desempenharem funções como ministros ou secretários de Estado.

Quase todos os primeiros-ministros preferem "gente amiga" e  "fraca" à sua volta, homens e mulheres da sua confiança, que não contrariem ou coloquem em causa as suas ordens. Talvez seja por isso que António Costa abuse do "amiguismo" (não é por acaso que os seus governos são conhecidos pelas ligações familiares existentes: pais, filhos, irmãos, esposas, primos, cunhados, compadres, etc) e da escolha de pessoas, cuja personalidade, faz com que sejam incapazes de o colocar em causa, mesmo nas situações mais difíceis, que colocam em causa o futuro do país.

Talvez a Ministra da Saúde, tinha sido a sua maior vítima, em todo este já longo processo de governação socialista. Andou a entreter, quando as ordens superiores eram para entreter. Fingiu que fazia investimentos, apresentando números que ficaram apenas no papel. Ou seja, como não havia dinheiro... acabava por ficar tudo na mesma (ou pior...).

E o SNS chegou ao ponto a que chegou, quase em "ponto de rebuçado", para quando o PSD voltar ao poder, entregar tudo aquilo que é lucrativo, de bandeja, aos grupos privados (algo que já está a acontecer...).

Sei que Marta Temido não pode ser colocada no mesmo saco de um Cabrita ou da actual ministra da Agricultura, mas devia ter percebido mais cedo que não tinha condições para continuar como ministra. Devia saber que quase ninguém já a levava a sério na "mesa das negociações" e iriam fazer-lhe "a vida ainda mais negra", num novo mandato.

E foi o que aconteceu.

Mesmo sabendo que a direita (ao contrário do que eles dizem...), tem deixado sempre o país pior do que o encontram (há sempre um ou outro bom negócio que entregam aos "amigos" que lhes permitem ganhar milhões... só a CP ou a Transtejo, por exemplo, é que não privatizam), é uma pena que a habilidade negocial de Costa não seja igual à de governar, e continue a deitar tudo a perder. 

Enquanto formos governados por pessoas que fazem tudo para se manter no poder, mesmo que se esqueçam de "governar", continuamos a ser um "país que desanda mais do que anda". Que olha mais para o que vem de fora que para o que está cá dentro. 

Não é por isso nada estranho que a nossa juventude mais competente e instruída, continue a escapar por esse Mundo fora, onde o seu trabalho, além de reconhecido, é melhor remunerado. Ao mesmo tempo que continuamos a ser um paraíso para empresários de origem e passado duvidoso. Basta acenarem com molhos de notas, para que lhes sejam oferecidas condições superiores às dos empreendedores portugueses.

(Fotografia de Luís Eme - Beira Baixa)


6 comentários:

  1. E qual será a solução?


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será escolher pessoas mais competentes e com sentido de Estado, Rosa.

      Ser ministro ou secretário de estado não devia ser pensar primeiro nos negócios que se podem fazer, para benefício próprio, e só depois no que é melhor para o país...

      Eliminar
    2. Totalmente de acordo.
      UmaMaria

      Eliminar
  2. Bom dia
    Li, gostei, só não postei porque não posso.

    JR

    ResponderEliminar
  3. O Luís expressou muito bem aquilo que quase todos pensamos!

    ResponderEliminar