terça-feira, agosto 30, 2022

A Quase Vertigem de Acontecimentos que dão Vida aos Livros Pretos


Estava sem nada para fazer, quando me apeteceu ler.

Fui à pequena estante da casa de férias e andei à procura de um livro, que fosse o tal... Foi quando um pequenote, quase que me piscou o olho. Era o "Quarto 37", um policial da "colecção vampiro", dos mestres da literatura policial, escrito por Hartley Howard (fosse ele quem fosse...).

Mesmo sem estarem bem escritos, estes livros conseguem  prender mesmo a nossa atenção... apesar de ter uma letra miudinha, em apenas três bocados do dia "devorei" cem páginas da história. A técnica é a mesma das séries policiais, deixar pontas soltas e passar o tempo à procura de respostas, que vão chegando a conta gotas, até ao final do livro.

Lembrei-me também de um escritor amigo que escreveu vários livros policiais com um nome inglês, que me disse uma vez que se eu fosse um rapaz do seu tempo, também era "menino para escrever meia dúzia de policiais". Provavelmente sim. Tenho pelo menos duas histórias que continuam dentro da minha cabeça, que podiam dar livros... 

E fiquei a pensar, que, hoje até temos um canal de televisão que tenta substituir alguns dos enredos da "colecção vampiro" (sem o conseguir claro, por muito que ficcione a realidade e pinte de vermelho o ecrã da televisão)...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Também gosto de policiais e prefiro a Fox Crime à maioria dos canais.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena ser tudo tão repetitivo, Rosa.

      O negócio, sempre o negócio...

      Além de pagarmos a tevê cabo, ainda querem que assinemos os canais das "boas séries"...

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Fez me lembrar uns livros que devorava na adolescência sobre heróis de westerns.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há muito tempo que não lia um livro destes, Joaquim. :)

      Eliminar
  3. Também gosto de policiais mas livros com letras pequeninas, só com lupas muito fortes.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar