terça-feira, agosto 16, 2022

Não Basta Dizer (ou mesmo gritar), que as "Ruas não São Lixeiras!"


Neste século XXI, o nosso retrocesso civilizacional começa a ser evidente, em quase todos os sectores da sociedade.

Se tivesse dúvidas, bastava-me olhar para as ruas, para este espaço comum por excelência, que devia ser preservado por todos, pensando no nosso bem estar. Mas infelizmente não é isso que acontece, cada vez mais as pessoas acham que podem deixar tudo o que não querem e não precisam, nas ruas.

Só não estava à espera que agora até "lixo industrial" aparecesse rente aos contentores de lixo doméstico. Foi o que aconteceu hoje, nos  dois locais de depósito de lixo mais próximos da minha casa.

Claro que este "crime ambiental" não acontece por acaso. O constante "fechar de olhos", de quem tem responsabilidades, faz com que cada vez mais se desrespeite o que é de todos, ao ponto de qualquer dia, se terem perdido de vez as ruas, como espaços de convívio, partilha e liberdade.

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


6 comentários:

  1. Não têm o mínimo respeito pelo seu semelhante, pelos vizinhos, pelo meio ambiente. Como dás a entender, é difícil acreditar que em 2022 isso ainda aconteça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noto que as coisas estão a piorar, neste campo, Catarina.

      Eliminar
  2. Ontem numa esplanada um casal com dois filhos sentou-se numa mesa perto de mim, o pai deixou cair uma lata (vazia) de Fanta e ali ficou aos seus pés, quando saíu em vez de a apanhar e colocá-la no lixo mesmo em frente dele, deu-lhe um pontapé e a lata ali ficou para que os filhos façam o mesmo no futuro ( mais que certo).
    Não sei se já repararam que quando um fumador acaba o maço a embalagem vazia fica em cima da mesa -e o cesto do lixo ali em frente-...
    Ontem apanhei do chão uma lata de Fanta (a tal) e duas garrafas de plástico (de água) que tinham voado das mesas já que estava muito vento e nestas circunstâncias o pessoal não tem sensibilidade para prever que o vento as derrubará (para o chão)...
    As pessoas estão cada vez mais desleixadas, sem maneiras, sem formação e para não dizer cada vez mais porcas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que se passa com as pessoas, Severino, não parecem muito interessadas em usar os neurónios... muito menos em respeitar os outros.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Não fosse a foto e a credibilidade do autor, não acreditava .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente os bidons grandes continuam no mesmo sítio, Joaquim...

      Eliminar