quinta-feira, dezembro 09, 2021

A "Minha Liberdade" e a "Liberdade dos Outros"...


Quase que me virou de pernas para o ar, ouvir Bolsonaro dar vivas à Liberdade individual (em relação à vacinação no seu país...). Mas os ditadores de hoje são muito mais sofisticados e mentirosos que os do século passado.

Não sei se o nosso Salazar era rapaz para meter a palavra "liberdade" (fosse ela qual fosse...), nos seus discursos. Acho que não. Era uma palavra capaz de lhe provocar arrepios e até coisas piores, por isso é que lutou tanto contra a "liberdade dos outros".

Foi também por isso que fiquei a pensar que a liberdade dos nossos dias tem um significado diferente da de ontem. As palavras e as contas que se faziam no século XX eram mais fáceis de perceber e de somar ou subtrair. A ausência de liberdade significava quase sempre prisão, literalmente. Hoje as coisas são diferentes, vão-nos tirando a liberdade, por decreto e também por imposição social.

E nem vou falar de coisas fora de moda como o prazer de fumar, de caçar ou de assistir a uma corrida de touros. Falo sim da facilidade com que se aponta o dedo ao nosso vizinho que se veste de uma forma estranha, que pinta o cabelo de azul ou que gosta de passear por ruas que dizem ser mal frequentadas.

Gosto muito pouco desta "americanização" da nossa sociedade, cada vez mais evidente. Não é só o politicamente correcto que volta em força, é também aquela vaidadezinha de tornar novamente os vícios privados e as virtudes publicas, esta sim, uma coisa completamente salazarenta.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


15 comentários:

  1. Bom dia
    Acho que a nossa liberdade é a liberdade dos outros.

    JR

    ResponderEliminar
  2. Luis, dê-me exemplos, p.f., da americanizado da sociedade portuguesa. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Maria falou nisso, Catarina, no falso puritanismo, que se revela até na censura de filmes, e depois é que todos sabemos no campo da violência e até no comportamento sexual...

      Gostam de fingir que tudo está bem, mesmo quando acaba mal...

      Eliminar
  3. É a chamada censura social...

    ResponderEliminar
  4. Um exemplo é o puritanismo...

    ResponderEliminar
  5. Hipocrisia, será um exemplo, então.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não só, Catarina.

      O "apontar o dedo aos outros", é outra "americanização". Nota-se muito mais hoje que ontem.

      Não gosto de uma sociedade mais preocupada em olhar para fora que para dentro (seja no seio das famílias, seja nas políticas governamentais...). Matam os "sadans" e os "bin ladens" do mundo e deixam os seus criminosos à solta...

      Eliminar
    2. Quando os “trumpistas” entraram na Casa Branca, as coisas pioraram. E se regressarem depois de Biden... nem quero pensar!!

      Absolutamente de acordo com o teu último parágrafo.

      Eliminar
  6. Ó Luís, já tinha saudades de aqui vir.
    Colocam-se sempre questões muito interessantes. 😊

    ResponderEliminar
  7. Os ditadorzinhos sempre muito atentos à liberdade dos outros, onde se inclui a liberdade de expressão - a palavras e/ou expressões utilizadas por terceiros em blogues alheios - eles andem* aí.
    É a tal coisa, Luís, dois pesos e duas medidas.


    *
    "andem"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É assim, Té.

      Sempre foi mais fácil esticar um dedo e apontar (ou copiar), que fazer, que criar...

      Eliminar