terça-feira, dezembro 21, 2021

"A Memória das Palavras" (02)


No "universo" largo das ideias nós mudamos muito lentamente, ou então nem sequer mudamos. O mais curioso, é que nem sempre nos incomodamos por continuarmos a cometer os mesmos erros. Talvez seja por isso que ainda continuam a circular à nossa volta tantas citações de Eça de Queirós... que fingem ser actuais.

Um dos problemas mais graves do nosso tempo, é o medo e a desconfiança em relação ao outro, por ter uma pele de cor diferente, professar outra religião, ou simplesmente, por ser alguém que veio "de fora".

A chamada globalização mundial faz com que cada vez as pessoas aceitem menos um futuro de fome ou de guerra nos seus países e continentes e, partam para outros continentes, onde tudo parece ser melhor.

Manuel António Pina escreveu muito bem, sobre o "medo", na revista "Visão", de 19 de Outubro de 2006. Intitulou a sua crónica com um elucidativo "Vêm aí os mouros". Transcrevemos com a devida vénia os dois primeiros parágrafos:

«Contou-me quem assistiu que, um dia destes, numa igreja do Porto, quando o novo padre (de origem guineense) fez, na homilia, um apelo à paz e à tolerância religiosa e, para ilustrar as piedosas palavras, revelou aos crentes que toda a sua família era muçulmana, estes, na maioria mulheres e idosos, ouvindo pronunciar a palavra "islão", lembraram-se de repente que tinham deixado o jantar ao lume ou haviam ficado de ir buscar os netos ao infantário e, um a um, persignando-se, puseram-se rapidamente a milhas, não fosse o homem trazer alguma bomba debaixo da batina.
O episódio é revelador do medo que por aí vai, alimentado não só pelas imagens na TV da fúria da "rua" islâmica contra tudo o que mexe, Papa incluído, mas também pelos exemplos de cobardia que vão chegando da Europa "civilizada".»

Quinze anos depois pouco mudou. E houve coisas que até aumentaram, como a tal cobardia da Europa "civilizada", na forma como lida com as migrações e os migrantes...

(Fotografia de Luís Eme - Idanha-a-Velha)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Sem dúvida, um tema que é debatido mas passa muito ao largo dos grandes poderosos , neste e noutros Natais.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, distribuem "cabazes de natal" mas evitam essas "ruas", Joaquim.

      Eliminar
  2. Ai está uma boa reflexão.
    As pessoas vivem com muitos medos, grande culpa disto tudo é da comunicação social com o sensacionalismo e excessiva transmissão de certas notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, esse é um outro lado perverso da questão, Micaela.

      As televisões fazem de cada tragédia uma "telenovela"...

      Eliminar