terça-feira, dezembro 14, 2021

A Memória das Palavras (01)


Uma das minhas "outras vidas" obriga-me a consultar jornais e revistas de outros tempos e a descobrir coisas "do arco da velha". Nos primeiros tempos uma das coisas que mais me surpreendia, era a "longa vida" dos muitos maus hábitos que proliferavam na sociedade portuguesa, especialmente na política, no desporto e na cultura.

Foi a leitura de dezenas de "pérolas" que me fez pensar em criar uma nova rúbrica aqui no blogue (em princípio quinzenal), com um título "roubado" ao grande poeta e diarista, José Gomes Ferreira, "A Memória das Palavras" (o grande Zé Gomes também era óptimo a escolher títulos...).

E começo com uma transcrição de uma crónica assinada pela jornalista Áurea Sampaio, que tem como título, "Um Partido Doente", publicada na revista "Visão", a 27 de Setembro de 2007:

«O PSD parece uma agremiação de garotos que se entretêm, nas horas vagas, numa luta de galos pela conquista do clube de bairro lá do sítio. Até podia ser divertido assistir aos relatos das peripécias, dos insultos e das alegadas "golpadas" que um e outro lado desferem contra o adversário, pois a coisa até tem os ingredientes básicos de um folhetim de novela barata: há ódios à solta, acusações de fraude e compra de votos, ameaças, denúncias..., enfim, o rol do costume. Ora acontece que o PSD não é um clube de bairro, mas, sim, o principal partido da oposição, com responsabilidades, quer como alternativa de poder quer na definição das políticas mais sensíveis a nível de Estado.»

Achei esta frase curiosa, por manter quase toda a actualidade, mais de 14 anos depois, ainda que com protagonistas diferentes...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


10 comentários:

  1. Boa tarde
    Não sendo eu um grande expert em política entendi perfeitamente onde quer chegar, mas isso acontece em todos os partidos e até no PS basta lembrar o que fez Antônio Costa ao seu colega Seguro e actualmente no CDS.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trata-se apenas de uma constatação, Joaquim.

      Não há outro partido português que viva há tantos anos com um clima de guerrilha quase permanente.

      Eliminar
    2. E isso é lamentável!
      Mas, na realidade, se ele fosse governo acho que não faria nada de diferente do que faz o PS. Afinal, de Esquerda o PS não tem nada...

      Eliminar
    3. Concordo em parte, Maria.

      O Rio é muito mais autoritário e teimoso que o Costa.

      Eliminar
    4. Têm estilos diferentes...só isso.

      Eliminar
    5. Lá isso têm, Maria. :)

      Eliminar
  2. Uma bela ideia que trará excelentes «coisas do arco da velha» a este largo de histórias, palavras e fotografias.

    ResponderEliminar
  3. O PSD é como o algodão, não engana! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que não se trata do PSD, mas sim das pessoas e do poder, Rosa...

      Eliminar