domingo, dezembro 29, 2019

Somos Bons a Olhar para o Lado e a Brincar às Escondidas com a Realidade


Sei que este título que escolhi, podia alimentar uma boa prosa sobre tantas coisas (da saúde ao ambiente)...

Mas vou escrever sobre algo que está quase esquecido, o acordo ortográfico, que só parece servir a meia dúzia de iluminados, que já deviam ter percebido que basta de se "fingirem de mortos", e que é mesmo necessário discutir e alterar algumas coisas, aberrantes, que não fazem bem nenhum à língua portuguesa. 

Pensava que o bom senso prevaleceria, e que os promotores do acordo seriam sensíveis e que alterariam no tempo certo o que mais fere o português. Vou dar apenas cinco exemplos, que na minha cabeça não fazem qualquer sentido: o Egipto precisa do pê, tal como o espectador do cê, o óptico do pê, o facto de outro cê e  o pára do assento no à.

Alguns defensores do acordo até foram capazes de dizer que quem estava contra, era apenas uma elite cultural. E que eram sempre os mesmos que se manifestavam publicamente contra a nova grafia. Neste último ponto podem ter razão, mas apenas porque a comunicação social só dá visibilidade a quem é conhecido.

Lamento muito o cinismo e a hipocrisia de quem fez este acordo (está quase a chegar aos vinte anos...), que nem sequer é capaz de "dar o braço a torcer", e tentar fazer algo de positivo pela Língua Portuguesa.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)

8 comentários:

  1. Hoje passei por um local hoteleiro (chique) onde, numa bela pedra de mármore, estava escrito receção. Tive uma vontade gigantesca de ali grafitar o p, e foi isso mesmo que fiz com uma caneta de feltro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é mais outra palavra que choca, Severino.

      Eu sempre acentuei o pê...

      Eliminar
  2. Subscrevo.
    Há alguns casos que merecem alteração mas o NAO para mim, como está não faz sentido.
    Ainda bem que já não estou no activo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É bem verdade!

    Para ser sincera, na altura fiquei irritada que nem quis aprender a escrever segundo as novas regras! Hoje em dia a minha filha, que tem 15 anos, chama-me à atenção afirmando que ainda escrevo o português antigo!
    Agora vou tentando corrigir, sinto-me obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Normalmente não falamos muito sobre isso em casa, embora a minha filha (também de 15 anos...), tenha uma vantagem em relação ao irmão (21...), porque este é o português que aprendeu na escola desde a primária, Micaela.

    Só falamos quando nos surge um "absurdo" qualquer (para não lhe chamar "aberração"), das tais palavras que nem os brasileiros percebem...

    ResponderEliminar