domingo, dezembro 01, 2019

Ilusões, Mentiras e Ficções


Provavelmente não existem comentadores perfeitos, sobre o quer que seja. E eles tanto podem ser políticos, jornalistas, historiadores ou outra coisa qualquer.

Quem está de fora até podia desejar que fossem mais livres e que tivessem uma agenda própria. Mas isso não existe (pelo menos no futebol e na política - só falta pedir-lhes que apareçam de cachecol e com a camisola do "clube"...).

Quando são convidados para "comentar", nas televisões ou jornais, a única coisa que se espera deles, é que não sejam independentes nem tenham ideias próprias (os produtores e moderadores dizem que é uma "chatice do caraças", além de ser perigoso, porque dá "cabo de qualquer guião"...).

Talvez esta seja a explicação para que ex-ministros "manhosos", como Marques Mendes ou Paulo Portas, tenham um espaço de opinião, dentro dos telejornais de domingo à noite, onde aproveitam o seu tempo de antena para tudo. Tanto "vendem peixe" como tratam de fazer alguns "ajustes de contas", antigos e modernos...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

6 comentários:

  1. Não podia estar mais de acordo contigo, Luís…
    Uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com gente desta, é normal que as pessoas deixem de votar, Graça.

      São capazes de dizer hoje uma coisa e para a semana o contrário...

      Eliminar
  2. Gente que por meio tostão até vende o filho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Severino, esta gente está sempre em saldo.

      Eliminar
  3. O que lamento é que nem todas as pessoas são literadas o suficiente para filtrar as opiniões e informações! E eu até falo por mim também, que tenho andado um pouco desatenta ao que se passa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Micaela.

      E a televisão continua a ser o órgão da comunicação social mais apetecível para "manipular"...

      Eliminar