quarta-feira, dezembro 11, 2019

Campeões Dentro e Fora dos Estádios


Rogério "Pipi", deixou-nos há poucos dias, com noventa e sete anos. Foi um extraordinário avançado benfiquista e uma simpatia de pessoa.

Não disse nada no dia, porque pensei que ao falar dele, teria de falar de pelo menos mais três grandes futebolistas, da sua geração e que ainda tive o prazer de conhecer graças ao jornalismo. Falo de Guilherme Espírito Santo, José Travassos e Jesus Correia.

Embora jogassem num tempo em que o profissionalismo dava os primeiros passos (todos eles tinham uma segunda profissão, mesmo que fosse quase "fictícia", pelo menos enquanto brilhavam nos estádios...) e não ganhassem milhões, eram pessoas muito gratas ao futebol, por tudo o que este lhes dera, e também aos seus clubes de coração (era o tempo do "amor à camisola"...).

4 comentários:

  1. E o Rogério creio que seria também vendedor de automóveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Severino, tal como o José Águas (e provavelmente mais "craques", usando a sua popularidade...).

      Eliminar
  2. Sammy, o paquete12/12/19, 17:45


    É nestas circunstncias que ressalta o quanto já sou tão antigo.
    Vi jogar Rogério Pipi no Campo Grande, vulgo «Estância de Madeira».
    Quando Otto Glória chegou do Brasil para treinar o Benfica, trazia como primeira medida a profissionalização do futebol.
    Rogério terá entendido que jogador de futebol não era profissão e como já tinha uma, vendedor de automóveis, deixou o clube e rumou ao Oriental onde terminou a carreira.
    Com o meu avô, ainda o vi jogar no velho campo da Azinhaga dos Alfinetes.
    Era tão diferente o futebol! Tão bonito, tão entusiasmante, domingos às 3 da tarde. Não havia claques organizadas. A malta juntava-se numa esquina do bairro e aí íamos nós. Ainda me lembro, não havia lugares marcados, que ao intervalo mudávamos de lugar para ir para o lado onde o Benfica atacava.
    No final do jogo, não havia transístores, ficávamos sentados à espera que a instalação sonora, com o apoio da «Belarte, a agência de publicidade que está em toda a parte» nos dissesse o resultado do jogo do Sporting, e só esse interessava porque o Porto, naquele tempo, era um clube de aldeia que mal atravessava a Ponte D.Luís,Pedroto dixit, já estava a perder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belo esboço histórico, de outros futebóis, Sammy. :)

      Eliminar