Quem chega de fora e acaba por ficar uns tempos por cá, fica muitas vezes com a ideia de que somos um país com demasiada liberdade.
Os emigrantes quando vêm de férias também pensam o mesmo. A frase «Vocês têm liberdade a mais!», já foi dita pelo meu tio, que vive no Canadá, mais que uma vez.
Não concordo, e acho mesmo que se faz um bocado de confusão com a própria definição da palavra liberdade. Por exemplo, a desorganização e a desresponsabilização, não vêm em nenhum dicionário, como seus sinónimos.
Se a noção que temos dos nossos direitos e deveres fosse mais equilibrada (sei que há por aí muita boa gente que finge que só tem direitos...) e balizada por um sistema de justiça que funcionasse de uma forma mais rápida e igualitária, tudo seria diferente...
Continuo a pensar que não há excesso de liberdade. Há sim demasiada falta de civismo e de sentido comunitário, o que acaba por se reflectir no nosso dia-a-dia, sobretudo na cada vez mais notória falta de respeito pela liberdade dos outros.
(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)
"Continuo a pensar que não há excesso de liberdade. Há sim demasiada falta de civismo e de sentido comunitário, o que acaba por se reflectir no nosso dia-a-dia, sobretudo na cada vez mais notória falta de respeito pela liberdade dos outros."
ResponderEliminarSó posso estar de acordo, Luís.
Uma boa semana.
Um abraço.
Boa semana, Graça. :)
Eliminar