sábado, fevereiro 16, 2019

«A malta nova não presta!»


Há frases, que mesmo que sejam mentirosas, ditas muitas vezes começam a passar por verdades.

Há minutos, quando vinha para casa, ouvi uma senhora de alguma idade, a dizer a outra, em jeito de desabafo:«a malta nova não presta». 
Não sei que exemplos ela tem lá por casa, sei sim, que as generalizações são quase sempre injustas.

E também sei, por experiência própria, que se a malta nova não presta, a culpa é de quem os educa e lhes vai oferecendo maus exemplos de vida, ao longo dos anos. Sim, e os os pais e avós, aparecem logo na primeira fila.

Como pai tenho plena consciência de alguns dos erros que tenho cometido, mesmo que sempre tenha tentado que eles tenham, pelo menos um dos pés, colocado em terra firme.

Foi por isso que gostei de ouvir o exemplo que receberam dois amigos esta semana, também já com alguma idade, - tal como a senhora do desabafo -, que ao terem um furo num dos pneus do carro, ao cair da noite, no centro da cidade, a única ajuda que lhes foi oferecida, foi a de três jovens, em momentos diferentes. Um deles até acabou por ser decisivo, porque a idade não perdoa e eles estavam com dificuldades em desapertar as porcas da jante...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

2 comentários:

  1. Não se deve dar gravidade... cada geração apresenta as suas próprias queixas... e nas generalizações, as gerações mais novas são sempre piores... contudo, à semelhança de uma avaliação de um acontecimento passado que terá de ser sempre analisado à luz dos acontecimentos, cultura e hábitos da época... também as novas gerações não podem ser "julgadas" sem o devido enquadramento e muito menos generalizado o que não é de todo possível de generalizar. Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, e as pessoas gostam de falar, Sam...

      Eliminar