terça-feira, fevereiro 05, 2019

Sentimento de Impunidade ao Rubro


Não tenho qualquer dúvida, de que a forma como a justiça funciona no nosso país, é a principal responsável pelo sentimento de impunidade que alastra, de Norte a Sul.

Sentimento esse que faz com os mesmos crimes se repitam, de uma forma cada vez mais assustadora, por gente que não podia, nem devia, estar em liberdade.

No topo destes crimes surgem a violência doméstica e as "burlas" no sector bancário, que causam cada vez mais indignação, por todos percebermos que não são levadas a sério, por quem de direito.

Desde 2004 foram mortas 512 mulheres. Quantas destas mortes não se poderiam ter evitado, se a lei fosse cumprida e respeitada, na maioria dos casos de violência doméstica, pelos tribunais, pelo ministério público e pelas forças de segurança?

Em relação aos casos de "burlas" da banca (BPN, BPP, BANIF, BES, Montepio, CGD, etc), ainda está por fazer a conta dos muitos milhões que "desapareceram", a maior parte deles de forma criminosa. Mais grave, é termos conhecimento dos nomes da maior parte destes "vigaristas de colarinho branco" e sabermos que continuam em liberdade, e a viver melhor que a maior parte dos portugueses, sem que os seus bens sejam arrestados pelo Estado...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)

Sem comentários:

Enviar um comentário