terça-feira, novembro 13, 2018

Uma (boa) Rota de Vida...


Hoje, ao fim da tarde será apresentada na Biblioteca do Palácio Galveias, a biografia de José Saramago, assinada por Joaquim Vieira.

Pelo que li na notícia publicada no DN, assinada por João Céu e Silva, é uma obra extremamente importante, e única (até agora...), pela abordagem diferente que faz do nosso Nobel da Literatura. 

Deixo-vos duas transcrições da peça jornalística:

«O biógrafo Joaquim Vieira faz um levantamento exaustivo do seu percurso de vida com recurso a inúmeras entrevistas de quem o conheceu ou trabalhou com ele, revê estudos e investigações de outros sobre o biografado, e escreve o mais longo trabalho que Saramago teve até agora sobre a sua vida e obra. Que esclarece bastantes pormenores de uma vida que foi dourada por amigos, contestada por inimigos, maltratada por estudiosos da literatura das últimas décadas, analisada com despeito ideológico por alguma crítica literária e até amaldiçoada por várias figuras governativas pouco esclarecidas.»

«A melhor notícia é que esta biografia escapa à hagiografia habitual dos que estavam próximos de Saramago e dos que lhe estão ainda. Não retira um ponto da sua vida ideológica como se vai tentando esbater, não ignora a sua roda-viva emocional que colegas seus fazem questão de debicar em sussurro, não passa ao lado das invejas na vida editorial que o "jovem" Saramago tem de enfrentar quando se tenta aproximar dos "grandes" durante o anterior regime, não esquece as duas primeiras mulheres nem o papel de Isabel da Nóbrega nos primeiros grandes sucessos de Saramago.»
                                                  

2 comentários: