sexta-feira, novembro 04, 2016

As Duas Lisboas...

A Rita hoje resolveu dividir Lisboa em dois. De um lado ficou a cidade que recebe todos aqueles que trabalham e ultrapassam diariamente as múltiplas fronteiras invisíveis, ora dentro de transportes públicos ora em carros lentos que se deixam engolir pelas filas intermináveis que os trazem e levam para os subúrbios da Capital.

Do outro  está a cidade prazenteira que abraça turistas de todas as idades, que descobrem encantos até nas obras que irritam os lisboetas. Tiram fotografias e talvez pensem que Lisboa é como Roma, uma daquelas cidades onde é fácil tropeçar em "escavações arqueológicas".

Mas a dualidade não parou aqui...

Se nunca houve tantas "casas de pasto", com vistas deslumbrantes, plantadas nos cumes das sete colinas, que em vez de terem cozinheiros têm chefes, tal como hotéis com todas as estrelas possíveis e imagináveis, os "hostels" também crescem como cogumelos (e irritam cada vez mais os donos das grandes cadeias de hotelaria). E também continuam a existir imensas tascas com refeições económicas, que ainda têm as ementas só em português.

Ela também não acha muita piada aos "turistas de pé descalço", que se deliciam a fazer cruzeiros no Tejo nos cacilheiros com travessias por pouco mais que um euro e comem sardinhas e carapaus assados nos restaurantes de Cacilhas, como se fossem manjares de deuses.

Perguntei-lhe se queria que existissem dois tipos de bilhetes, uns para os de dentro e outros para os de fora. Abanou os ombros. Limitou-se a dizer que ainda bem que era sexta-feira...

(Fotografia de Luís Eme)

6 comentários:

  1. Luís, e uma pessoa chega aqui e descobre que pelo menos há uma Rita que não nos acha muita piada... Cenas de cruzeiros, sardinhas e carapaus. E a minha vida volta a andar para trás...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Rita fala de quem vem de fora, da outra Europa, de quem gosta de Portugal, porque é tudo barato, e nunca de ti, Isabel. :)

      Até nós somos baratos para eles. :)

      Eliminar
  2. eu gosto de Lisboa de qualquer maneira...
    é paixão (antiga)
    beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem é que não gosta de Lisboa, Piedade?

      É única.

      Eliminar
  3. Desde Junho que não ia a Lisboa.
    Fui ontem. E sim, parece-me que nunca vi tanto turista em Lisboa.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É Elvira.

      Será que eles não têm peso na nossa economia?

      Eliminar