segunda-feira, dezembro 01, 2014

"Fogão" Desce de Divisão


O título da notícia maior da contracapa do jornal "A Bola" de hoje é: «Brasil em estado de choque: Botafogo desce de divisão.» Depois faz o histórico do clube de São Paulo, desde o ano da fundação (1894), relevando facto de ser o clube que teve mais campeões do mundo nas suas fileiras.

De entre estes, escolho essa figura mítica a quem chamaram Garrincha, o "Anjo das Pernas Tortas", que também já me inspirou um conto...

Por saber que o Brasil tem muitos "países" dentro de si (tal como os Estados Unidos da América, devido à sua grandeza geográfica), não se limita a ter três clubes grandes como nós  (a nossa "guerra" é na escolha do quarto grande como vários candidatos: Belenenses, Braga, Boavista, Vitória de Setúbal e Vitória de Guimarães), mas, provavelmente, a mais de uma dezena.

No pequeno universo de pessoas que conheço do Brasil (não dá para qualquer estudo estatístico...), há três clubes que levam vantagem em relação aos outros: o "Mengão" (Flamengo), o "Vascão" (Vasco da Gama) e o "Fogão" (Botafogo). E o mais curioso é a terminação do diminutivo ser igual para ambos. Não sei explicar porquê, talvez os meus leitores brasileiros nos possam esclarecer...

Ao pensar na grandeza do Brasil pensei que se ainda há gente que morre em Portugal sem nunca ter visitado Lisboa, no outro lado do Atlântico, deverão existir milhões de brasileiros que nunca irão pisar o Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília. E claro, sem que venha algum mal ao mundo.

Resta-me desejar que esta descida do "Fogão" seja episódica e que volta rapidamente ao "Brasileirão", honrando o seu passado glorioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário