sábado, julho 08, 2023

"Não é... Mas podia ser..."


Esta expressão que não diz quase nada do mundo, diz alguma coisa da natureza humana.

Quem a costuma utilizar é um amigo poeta, talvez para se distanciar, para deixar bem vincado que gosta de ir à Lua e voltar.

Um dia falei-lhe sobre o pouco sentido da "frase-expressão", ele começou a sorrir e disse-me que devia andar mais atento ao mundo.

Depois explicou-me que eram muito mais os que queriam passar por espertos que os que não se chateavam nada de passar por parvos nesta bola pouco cristalina... mas ambos estavam a enganar-nos.

Mas depois acabou por me dizer, «não leves a sério a frase, é apenas poesia. Não te esqueças que na poesia pode-se tudo, até arrancar olhos.»

Só podia sorrir com uma resposta destas. 

E fiquei a pensar que podia muito bem ter ficado calado, não querer saber, nem dar sentido, ao que "Não é... Mas podia ser..."

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Quantas vezes não me fiz já de parvo para convencimento (e contentamento) daqueles que me estavam a tratar como parvo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos nós fazemos isso, Severino, às vezes, estupidamente, só para não nos chatearmos...

      Eliminar