sexta-feira, julho 14, 2023

Nestes tempos em que o dinheiro é quem mais ordena...


Mesmo sabendo que somos muito diferentes dos franceses e ingleses como povo, podemos e devemos olhar para o que se tem passado em Paris, com olhos de ver.

Se não acolhermos quem vem de fora, para trabalhar no nosso país, de uma forma decente e equilibrada, correremos sérios riscos de nos debater com os mesmos problemas, num futuro próximo.

Só que existe ainda outro problema (mais bicudo): nós oferecemos coisas mais pequeninas (a começar logo pelo ordenado...) a quem chega, que  países como a França, Alemanha ou a Inglaterra...

E nestes tempos em que o dinheiro é quem mais ordena, a simpatia só é boa mesmo para os turistas...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. Estou a associar esses carros de 3 rodas com bilhas de gas. Estou a inventar ou há uns anos era assim que transportavam as bilhas de gas?
    O Canadá, mais propriamente, Toronto – ouvi hoje nas notícias – está a enfrentar um grande problema com os refugiados. Muitos têm estado a dormir na rua por falta de abrigo. Anda tudo num alvoroço. O sistema de abrigo da cidade está sobrecarregado. As agências governamentais estão a reunir-se para resolver o problema. Toda a gente quer viver nas grandes cidades. O Canadá acolhe todos os que estão em perigo nos seus países e depois acontece o que está a acontecer neste momento... As municipalidades já receberam milhões de dólares de apoio, mas continuam a dizer que a responsabilidade pelos refugiados é do governo federal. Conclusão: nenhum país é imune aos problemas que os refugiados estão a causar, sem ser a sua (dos refugiados) culpa, afinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já deves ter ouvido falar do "tuk-tuk", um transporte importado dos orientes, que corre a cidade de Lisboa com turistas, Catarina.

      Há vários modelos, este é de facto parecido com as motoretas de transporte de coisas, como o gás. :)

      E vamos continuar a ter de receber refugiados, até porque as alterações climáticas estão a transformar muitos países africanos em desertos, mais rapidamente do que se pensava. E depois existem as guerras, a desigualdade social (devem morrer diariamente milhares de pessoas de fome em África no Médio Oriente e na Ásia...). E toda a gente quer fugir a estes pesadelos...

      Eliminar