sexta-feira, julho 07, 2023

«A rejeição é a mãe de todos os maleitas humanas»


Há dias em que tenho pouco ou nada para dizer, mas lá faço um esforço para escrever qualquer coisa por aqui no "Largo", porque sei que se o deixar ligeiramente abandonado, o "voltar" é sempre mais complicado...

Hoje não. Tenho pelo menos três temas que poderia desenvolver, ainda que ligeiramente, por aqui.

Mas o que me ficou na cabeça foi a frase, «A rejeição é a mãe de todas as maleitas humanas.» A palavra maleita tirou de alguma forma a carga religiosa da frase, e ainda bem...

A pessoa que disse esta frase, usou-a no contexto da violência em França, embora também tenha visitado os EUA, onde são cometidos mais atentados dentro de escolas, por alunos... E foi ainda mais longe, disse que muitos crimes sexuais também são praticados devido à "rejeição".

Em vez de alimentarem mais uma conversa, as suas palavras deixaram-nos em silêncio. E depois houve alguém que mudou de assunto.

A professora de inglês e português deixou-me a pensar. E não foi  nada difícil concordar com ela.

Somos seres mais frágeis do que parecemos (ou queremos parecer...) e ficamos muito marcados pelo nosso percurso de vida, especialmente na infância. A rejeição normalmente está ligada à falta de amor (de pais, familiares, amigos...), e também ao mau hábito da humilhação pública (há pais, e até professores, bons nisso...). Nenhum de nós esquece estas coisas, podemos quanto muito compreender e até perdoar. Mas não somos todos iguais, há quem nunca esqueça, nunca perdoe...

(Fotografia de Luís Eme - Tejo)


2 comentários:

  1. Só me senti rejeitada pelo professor de matemática que tive do 1° ao 4° anos e que perante as minhas dificuldades dizia:
    -Ali é moita de onde nunca sai coelho!
    Mas dizia isso a muitas.
    No 5° mudei de professor e tornei-me boa aluna.
    O problema era dele! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E são coisas que nos marcam e ficam, Rosa.

      E quando são injustas...

      Eliminar