segunda-feira, julho 10, 2023

Musicalidades para quem gosta de ouvir música de olhos fechados...


Estou a começar a manhã, já escrevi algumas coisas no meu caderno, mas não era para escrever por aqui, tão cedo, só que não consigo escapar ao que posso chamar, meu bom gosto matinal (liguei a televisão e comecei a ver e a ouvir o concerto de Brian e Roger Eno na Acrópole de Atenas, na Grécia, transmitido ontem à noite na RTP2), sem resistir à vontade de partilhar esta musicalidade tão pouco popular, mas tão suave, quase doce, que me transmite coisas tão boas...

Gosto muito deste género musical (nunca me canso de ouvir álbuns como o "Cinema" do nosso Rodrigo Leão...).

Sei que toda esta suavidade é incompatível com os nossos tempos demasiado barulhentos. Mesmo assim não resisti em escrever algumas linhas sobre a música de Brian Eno, que não falou muito, mas é tão grande que até teve a humildade de se justificar por cantar algumas canções com a ajuda de uma estante com as letras: «As nossas músicas são tão antigas que já não me recordo das letras... ou então são tão modernas que também não recordo as suas letras.»

(Fotografia de Luís Eme - Évora)


6 comentários:

  1. Belo.
    Como belos são os concertos Ennio Morricone.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, tudo isto tem muito a ver com filmes, com imagens, são sons capazes de se colarem a tudo o que nos rodeia e a transmitirem-nos coisas diferentes de outras músicas, Severino...

      Eliminar
  2. Estou a vê-los e a ouvi-los no youtube. Brian & Roger Eno - Live At The Acropolis - "Celeste" Film Clip
    Num concerto, prefiro ouvir e ver. Mas aconteceu que ontem, quando fui ao concerto de uma Orquestra Sinfónica, que teve lugar na margem de um rio, não encontrei lugar para estacionar. Por isso, estacionei numa rua na outra margem do rio e por ali fiquei. Ouvi a música, mas não vi os músicos. Conclusão: para a próxima vou tentar chegar uma hora antes do início do concerto, com Junior Santos, que ainda não sei quem é...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de ver mas também gosto, só de ouvir, Catarina. :)

      Pois essa de assistir ao concerto de longe, do outro lado do rio, não sei se resulta. O vento tanto pode melhorar como piorar os sons músicais. :)

      Eliminar
    2. Resultou. O rio é estreito e o vento estava "de feição ". :)

      Eliminar
  3. A título de curiosidade. Junior Santos nasceu na República Dominicana e vive no Canadá. É percussionista. https://www.youtube.com/watch?v=8lO2NO7XBKs

    ResponderEliminar