domingo, setembro 12, 2021

"Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo"



Ontem passei pelo Salão de Festas da Incrível Almadense, onde foi apresentado o livro, "Elas Estiveram nas Prisões do Fascismo", editado pela URAP (União dos Resistentes Antifascistas Portugueses).

Não fiquei muito tempo por razões familiares, mas adquiri a obra com todo o gosto. Foi a minha forma de homenagear e ficar a saber mais, sobre estas mulheres, tantas vezes "esquecidas" pela própria história, que é quase sempre feita pelos e para os homens.

A única coisa que não me agrada neste livro, tão significativo, até por estarmos a assistir a um momento decisivo na história das mulheres afegãs e da luta pela liberdade e emancipação feminina, é que os seus textos não estejam assinados. Eles foram escritos por alguém. Até podem ser vinte ou trinta os seus autores, a divulgação dos seus nomes, só valorizava este livro, que lembra quem foram as 1755 mulheres que passaram pelas prisões fascistas do nosso país.


4 comentários:

  1. E foram tantas as mulheres que foram presas só pelas suas convicções. Mas o mundo continua tão desigual...
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito mesmo, Graça.

      Parece que estamos a regredir como seres humanos...

      Eliminar
  2. Entretanto vi um louco e perigoso NAZI à solta a bolsar ódio às forças de segurança deste país. Um autêntico e refinado SS perigosíssimo! Atenção que este indivíduo é muito perigoso!

    Como é possível continuar à solta um "magistrado" louco, cuja arrogância e prepotência vomitar ódio para quem cumpria o seu trabalho e dever, tal como vimos em directo na TV.

    Como é possível a justiça não actuar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje escrevi sobe isso, Severino.

      É inquietante a passividade da polícia...

      Eliminar