terça-feira, setembro 07, 2021

Este Portugal cada Vez mais Pequenino...


Com a passagem de alguns militantes envolvidos na campanha eleitoral para as autárquicas, acabei por trocar algumas palavras com dois amigos (já esgotámos as palavras sobre as obras que nos cercavam, que pouco irão contribuir para a melhoria da mobilidade do centro da Cidade, já que apenas se limitam a criar duas novas rotundas...) sobre as gentes do nosso país.

A nossa conversa acabou por se focar na passividade das pessoas, perante os vários problemas que nos cercam. Percebemos - mas não aceitamos - que a principal forma de protesto que utilizam, é não votar (que normalmente costuma favorece quem está no poder...). 

O Carlos disse que muita gente tem medo de se manifestar, porque não quer ser confundida com os populistas e  com os fascistas. Ficámos um pouco perplexos, mas não conseguimos contrapor esta opinião com nenhuma outra explicação.

A única coisa em que coincidimos foi no facto indesmentível, de que cada vez nos vamos tornando mais pobres. Muitos de nós há mais de dez anos que não somos aumentados, ao mesmo tempo em tudo à nossa volta foi aumentando, ano após ano, desde os produtos essenciais para a nossa alimentação, à luz, à água, aos combustíveis e a tantas outras coisas...

E quem ouvir falar os nossos políticos, com o optimista do António Costa, sempre na primeira fila, até é capaz de ficar a pensar que vive num outro país e esquece este Portugal, cada vez vez mais pequenino.

(Fotografia de Luís Eme - Ayamonte)

 

Sem comentários:

Enviar um comentário