sexta-feira, setembro 10, 2021

Jorge Sampaio (1939-2021)


Jorge Sampaio deixou-nos hoje.

Jorge Sampaio foi muito mais que Presidente da República ou do Município de Lisboa. Foi um Resistente desde os seus tempos de estudante cuja coragem suplantou sempre a sua aparente fragilidade física. Foi um advogado de causas, antes e depois de Abril, deixando sempre um rasto de integridade e humanismo nos tribunais por onde passou.

Jorge Sampaio é um dos portugueses raros, que sempre contrariou o que é mais fácil e usual fazer-se no mundo da política, servindo o país, privilegiando sempre os interesses colectivos e nunca os pessoais. 

Para mal dos nossos pecados, são raras as pessoas que passaram por cargos políticos com um perfil próximo do seu. De memória lembro-me apenas de Maria de Lurdes Pintassilgo, Gonçalo Ribeiro Teles, José Cutileiro e Ramalho Eanes.

Escolhi esta fotografia de Gonçalo Rosa da Silva ("Expresso"), pela sua luminosidade, transportando Jorge Sampaio para um universo muito maior que este onde vivemos.


10 comentários:

  1. Portugal perde um grande Humanista, um Homem íntegro e decente. Um Homem que merece todo o nosso reconhecimento. Estou de acordo com o texto.
    Um abraço, Luís

    ResponderEliminar
  2. Eu só me lembro duma frase dele que me marcou muito. Dizia que o mal do ensino em Portugal se devia aos professores. E que estes deviam era trabalhar 10 horas na escola e, quando chegassem a casa, deviam ainda ir responder a todos os emails dos seus alunos.....
    E não faço mais comentários pois cada um tem direito a gostar de quem quiser.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca gostamos que digam mal do que fazemos, Maria...

      Eliminar
    2. Principalmente quando o fazemos bem! E quando somos criticados por quem nunca fez o nosso trabalho.

      Eliminar
    3. As generalizações são sempre terríveis, Maria.

      Eliminar
    4. Maria, devo dizer que acho muito estranho que ele tenha dito isso e ainda por cima de uma maneira tão bruta. Poderia partilhar a fonte, por favor? Obrigado.

      Eliminar
    5. Na TV, após uma visita à Finlândia.

      Eliminar
  3. Era o último político de uma plêiade que ajudou a formar o País que hoje somos.
    Acima de tudo um homem de cultura: gostava de livros, gostava de futebol, era um melómano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Sammy.

      Era um homem da Cultura, da Liberdade e da Responsabilidade.

      Eliminar