sexta-feira, setembro 24, 2021

"Torrão", "Jamaica" e "Outros Paraísos" da Margem Sul...


Eu que gosto de passear pelo Seixal, às vezes pergunto-me porque razão nunca me aproximei do "Jamaica"... Posso dizer o mesmo do "Torrão", que fica entre a Trafaria e a Cova do Vapor. Logo que me é possível mudo de pensamento, por saber que a pergunta é no mínimo hipócrita, pois sei qual é a sua resposta, bem demais... 

A primeira desculpa que me ocorre fixa-se quase sempre nos episódios de violência, comuns a todos os "guettos", para a possibilidade de sairmos de um lugar destes apenas em roupa interior. Mesmo que a maior parte das vezes, estas "cenas", pertençam mais à mais ficção que realidade.

A verdade é outra. Ninguém no seu juízo, gosta de ser  confrontado com a vida difícil, com gente de todas as idades, que consegue sobreviver, dia após dia, em condições degradantes, muito abaixo, daquilo que pensávamos existir no século XXI.

Sei que há muitas pessoas que culpam os próprios moradores, por viverem em autênticas barracas, onde falta de tudo um pouco, menos a raiva e o ódio, por se viver e crescer desta forma. Embora tenham ido morar para ali voluntariamente (com o nosso empurrão invisível...) , culpam tudo e todos, por não conseguirem ter uma vida minimamente decente.

A sua grande reivindicação é ter uma "casinha". Para eles, ter uma casa, mudava tudo nas suas vidas. É apenas mais uma ilusão, que juntam a tantas outras nas suas vidas...

Eles sabem que nada mudará nas suas vidas, enquanto ganharem ordenados miseráveis, que em alguns meses nem sequer são suficientes para alimentarem e vestir os filhos.

(Fotografia de Luís Eme - Trafaria)


Sem comentários:

Enviar um comentário