quarta-feira, setembro 22, 2021

As Pessoas Estão sempre em Segundo ou Terceiro Lugar...



Não deixa de ser curioso, que a maior parte das obras que se fazem antes das eleições pelos autarcas, tenham como objectivo "mudar", para que "tudo fique na mesma".

São capazes de colocar pisos novos em praças, mais uma ou outra árvore, mas nem sequer pensam, por exemplo, nas pessoas que têm problemas de mobilidade. Em pleno século XXI, continua a ser um "inferno" andar pela maior parte das artérias das cidades de cadeira de rodas ou de carrinho de bebé.

E mesmo os projectos de habitação anunciados, continuam a ter poucas preocupações sociais (Em Lisboa e no Porto, até se evita falar dos bairros históricos e das pessoas que foram "corridas" das suas casas...). 

Neste caso particular, vou olhar para a minha cidade, Almada, como referência. O Município fez um grande aparato comunicacional com a apresentação do "Inovation District", a nossa "Silicon Valley", no Monte de Caparica, numas das encostas do Tejo (que é dirigido sobretudo à classe média alta...). Curiosamente não se ouve uma palavra em relação ao "Bairro Amarelo", o tal a que presidente invejou as vistas,  numa das suas várias "pérolas" memoráveis (devia ter visitado as casas, que é onde as pessoas vivem, e não nas suas janelas...) ou ao Torrão, onde as pessoas vivem em situações miseráveis.

Mas a vida é isto mesmo, as pessoas estão sempre em segundo ou terceiro lugar, nas prioridades dos políticos, até mesmo nas promessas eleitorais. O importante é a chamada "obra de encher o olho"...

(Fotografia de Luís Eme - Monte de Caparica)


4 comentários:

  1. Forte é o povo isso da boca para fora! É preciso que esse povo tome consciência desse poder e deixe de ser partidário. A liberdade é precisa e necessária.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito muito, precisamos muito de pensar pela nossa cabeça.

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Se fosse em segundo ou terceiro lugar não era muito mau

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas eu ainda dei as medalhas de "prata e bronze", Joaquim...

      Eliminar