segunda-feira, setembro 27, 2021

A Imprevisibilidade Eleitoral a Fazer Mais uma Vez das Suas


Não posso dizer que não me lembro de umas eleições com resultados tão "imprevisíveis", porque de longe a longe isso costuma acontecer entre nós, como se o povo quisesse lançar um grito de alerta aos políticos: "Tenham atenção! É bom que abram os olhos! Não somos tão estúpidos como vocês nos passam o tempo a 'pintar' e 'desenhar'".

Não sei se o primeiro-ministro continua hoje a falar de vitória. Mas como político hábil que é, é capaz de fazer contas de somar com o número de câmaras conquistadas, esquecendo o que se perdeu, mesmo que Lisboa esteja à frente dos seus olhos.

Rui Rio ainda não deve saber bem o que lhe aconteceu. Mas uma vez foi salvo pelo "gong", quase no final do último assalto. Rangel e companhia devem passar o dia de hoje a "morder meias usadas".

A CDU continua em queda. Ainda tinha algumas ilusões que fosse possível conquistar Almada, depois de quatro anos péssimos do PS, que andou mais entretido em destruir que em construir (infelizmente vai ser o que irá acontecer em Lisboa nos próximos quatro anos...). Mas a maioria dos almadenses (pelo menos os que votam) fechou o ciclo comunista...

Digam o que disserem de Santana Lopes, ele é muito mais que um "menino guerreiro". Voltou a reerguer-se, contra tudo e contra todos. Não é "imortal", mas bate qualquer gato em "vidas políticas".

E as minhas últimas palavras vão para o "Vamos Mudar", o movimento independente que conseguiu "roubar" o Município das Caldas ao PSD (37 anos de governação laranja de tão má memória, sem tirar qualquer partido da beleza da Cidade e das suas potencialidades comerciais e turísticas, especialmente das termas, que foram em tempos tão afamadas). Só desejo que consigam fazer das Caldas da Rainha um lugar mais agradável para se viver e para se visitar.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


8 comentários:

  1. Bom dia
    O mais engraçado no meio disto são as sondagens.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, até parece que o PS tem uma "central de sondagens", Joaquim. :)

      Eliminar
  2. Por aqui os resultados foram os previsíveis com alguns amargos de boca.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei muito satisfeito com o que aconteceu nas Caldas, Rosa. Em relação a Almada, penso que o PS não merecia ganhar, pelo muito que "não fizeram".

      (nunca tinha assistido a tanta obra pro acabar... normalmente elas são inauguradas antes das eleições. Nem aqui houve competência)

      Eliminar
  3. Por aqui tudo ficou na mesma.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É preciso é que olham mais para as pessoas, Elvira. Em todo o País.

      Eliminar
  4. Em Lisboa o Medina foi muito penalizado pelo exagero das ciclovias, o caos do trânsito, os alojamentos locais ( só no meu prédio tenho dois!) e as rendas muito altas.
    Hoje, quando me deslocava a pé para um supermercado junto da minha casa, ia sendo atropelada por uma trotineta em plena passadeira de peões...e não era conduzida por um miúdo!
    Estou farta desta política que não beneficia quem vive e trabalha na capital!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a pandemia alterou um pouco as coisas, Maria.

      A exploração não voltou a ser a mesma. Mas logo que o "normal" deles regressar, voltam a tentar "matar" a cidade das pessoas de dentro, para ser as de fora...

      Eliminar