sexta-feira, agosto 13, 2021

Parece que o Futuro é Só depois de Amanhã...


Mesmo não sendo normal, continuamos a aceitar que existam demasiadas pessoas que não percam segundos das suas vidas a contribuir para uma vida e um ambiente mais saudável. Apesar dos exemplos diários que nos chegam do mundo, continuam a não fazer reciclagem, desperdiçam água e energia, como se o futuro continuasse distante das nossas vidas.

Se uma pequena parte pensa que o dinheiro continuará a "comprar tudo" e fingem-se felizes com o egoísmo que alimenta os seus dias, a outra parte maior, por ignorância e dificuldades económicas, encolhe os ombros e vive um dia de cada vez.

Mas será muito difícil mudar mentalidades enquanto os nossos ministros e secretários de Estado tiverem uma postura idêntica, especialmente os ligados ao Ambiente e à Agricultura. O "negócio" continua a sobrepor-se às próprias leis, com violações permanentes ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira e às normas das regiões que fazem parte da Reserva Ecológica e Agrícola Nacional. E nem falo dos atentados ambientais que têm sido praticados ao longo dos anos pelos espanhóis e pelos nossos empresários no Tejo, com o habitual encolher de ombros do poder político...

Deve ter  sido também por isso que a chamada de atenção recente das Nações Unidas, por António Guterres, em relação às alterações climáticas, não teve o relevo que deveria ter, no nosso país.

Nós que estamos no Sul da Europa, onde todos os dados científicos dizem se caminha para a desertificação (mais depressa do que se pensava...). E é no Algarve e no Alentejo - as nossas regiões mais quentes e secas - que se usa e abusa da agricultura intensiva nas estufas e nos olivais, se mantêm os campos de golfe verdinhos com relva natural e se continuam a construir empreendimentos turísticos na costa...

Mas que faz muitas confusão esta postura, faz. Especialmente de ministros como o do Ambiente e da Agricultura, que deveriam colocar os interesses nacionais à frente de tudo e continuam a governar como se o futuro fosse só depois de amanhã...

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


10 comentários:

  1. Tornei a ver isso no Alentejo quando fui passar uns dias de férias a Monsaraz.
    Agora são os americanos a investir em amendoeiras!
    Aqueles campos vastíssimos de uma contínua uniformidade são assustadores!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os nossos políticos permitem tudo, desde que recebam uns tostões, Rosa...

      Eliminar
  2. Está tudo dito. Aqui também também há algumas incoerências no que toca a nossa Direcção Regional do Ambiente. Enfim, quem manda manda e os tachos mandam muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sobretudo isso, Micaela, muitos tachos para gente incompetente, sem qualquer qualidade e conhecimento técnico.

      Eliminar
  3. É o empreendedorismo a toda a velocidade. A propósito de empreendedorismo, o Mia Couto, escreveu umas cartas a Eduardo Agualusa, publicadas na revista GRANTA 4, em que dá uma definição excelente sobre o mesmo:
    "EMPREENDEDORISMO-palavra que esta nova religião do Mercado escolheu para falar do Espírito criativo. Que triste, meu irmão:como fomos engolidos por esta narrativa tão pobre que só vê e escuta quando lhe cheira a negócios."

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo uma tristeza, Severino, todos esses oportunistas que fazem o papel de empreendedores.

      Agora com os milhões que vão chegar, vão-se multiplicar...

      Eliminar
  4. Mas não temos um partido chamado Iniciativa Liberal?! Só isto diz tudo: é só ganância. E ainda há quem diga que os empresários criam postos de trabalho. Só que é trabalho escravo...
    E quem liga ao que o Guterres diz? Ele foi lá posto para não ser ouvido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Maria, o dinheiro, sempre o dinheiro à frente de tudo, com o egoísmo e a ganância de sempre...

      Eliminar
  5. Vivemos na cultura do presente, do hoje, amanhã podemos já cá não estar, e quem vier atrás que se desenrasque. E enquanto não se mudarem mentalidades vamos caminhando alegremente para a nossa extinção.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas parece que os problemas já são presente, Elvira.

      Estão a chegar mais cedo...

      Eliminar