sexta-feira, junho 11, 2021

A Arte de Cortar o Cabelo, de Desenhar e de Fazer "Manifestos" na Barbearia...


Só não deixei de ir cortar o cabelo ao meu barbeiro dos últimos vinte anos, porque ele gosta de desenhar. 

Claro que estou a brincar. O que realmente conta é ele ser bom barbeiro, sem esquecer que ao longo destes anos, acabámos por cultivar alguma amizade. Sem esquecer que ele também consegue ser divertido, mesmo quando não concordo com as coisas que diz.

Está cada vez mais cansado dos nossos políticos, que segundo as suas palavras, conseguem descer sempre mais a fasquia, descendo mais um palmo no "pântano". 

Só não diz maravilhas do líder da extrema-direita por vergonha, e porque ainda finge que é de esquerda. Têm pelo menos dois pontos em comum:  o ódio aos políticos e aos ciganos (devem ter o mesmo trauma, há uma forte proabilidade de terem apanhado algum ciganito "terrível" na escola primária, onde só apareciam de vez em vez, para semear o pânico no recreio e na sala de aulas...).

Adora dizer que "os portugueses não querem fazer nada". Hoje de manhã até foi a Odemira... Foi quando eu resolvi estragar-lhe os planos e dizer-lhe que estava enganado. 

Os patrões das "frutas e legumes que crescem rápido", querem lá saber dos portugueses. Se puderem contratar vinte paquistaneses ou moldavos pelo preço de dez portugueses, nem sequer pestanejam. E também não se preocupam com a palavra "escravidão"...

Mudou de assunto, o que faz habitualmente quando deixa de ter argumentos... Aproveitou a notícia que passava na televisão para "saltar em cima" do Rio, que andou meses a fio a dizer que era contra os "julgamentos na praça pública" e agora sempre que pode aponta o dedo ao Moreira e ao Medina (ponham-se ou não a jeito...), como qualquer populista que se preze.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Cada vez há menos , mas ainda há bons barbeiros,
    O meu , que esteve na Venezuela muitos anos , se calhar em conversa está durante meia hora a falar castelhano e claro a dizer mal do estado Venezuelano.
    Politiquices !!

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As barbearias (tal como os cabeleireiros, mercearias de bairro e até farmácias...), são lugares especiais, onde até as pessoas caladas falam, Joaquim. :)

      Eliminar
  2. Até aos 10 anos quem me cortava o cabelo era o barbeiro do meu pai mas nessa altura não apreciava os diálogos humorísticos ou sérios que se travavam na mercearia.
    Esse barbeiro anda um bocado perturbado! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anda mesmo, Rosa. Ele já viveu (tem mais de 70 anos...) e faz-lhe confusão ver a sociedade a degradar-se. E tem ideias muito discutíveis. De alguma forma é contra o estado social, que alimenta demasiados "parasitas" à sua volta...

      Eliminar
  3. Este país chegou a um ponto em que mesmo as boas pessoas já estão perdidas e não sabem que escolhas fazer...e isso é dramático porque acabam por fazer más escolhas e, depois, até se arrependem. Estes são tempos difíceis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estamos num momento de transformação social, Maria, estranho e difícil.

      E pelo que se vê é uma transformação para pior, com mais precaridade no trabalho e menos direitos.

      Eliminar