segunda-feira, abril 05, 2021

"Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa..."



Às vezes paro para pensar e fico no mundo onde cresci e percebo, um pouco melhor, tudo aquilo que me rodeia, e o porquê de muitas coisas... 

As coisas diferentes nunca podem ser iguais, dizia o meu avô, quando as minhas tias defendiam um mundo onde houvesse espaço mais para as mulheres. Claro que elas não se ficavam. E muito bem. Tal como o avô.

Claro que estas coisas passaram-se há mais de quarenta anos... felizmente, mudou muita coisa. Embora o avô estivesse certo que "as coisas diferentes nunca podem ser iguais", não é disso que quero falar. Quero falar sim, de um rapaz da minha geração, que não aceita, que para trabalho igual exista salário igual. Acha que as mulheres devem ganhar menos, mesmo que os seus argumentos tenham cada vez menos "pernas para andar" (as habituais diferenças biológicas...). Tenho a certeza que até o avô, estaria contra ele, porque "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa"...

Mas é difícil pensar em "igualdade", enquanto muitas mães continuarem a defender os seus filhos, homens, contra as suas "eternas inimigas", noras, com atitudes, tão ou mais machistas, como a deste amigo, que tem tanto orgulho no seu marialvismo ribatejano", herdado da família paterna...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


5 comentários:

  1. Mas haverá coisa mais justa que para trabalho igual salário igual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que os patrões e empresários não pensam assim, Severino...

      Eliminar
  2. A minha filha tem uma sogra que gosta muito dela....😊
    E eu tenho um genro que, não é só bonito mas muito boa pessoa....
    Era o que faltava a minha filha, que é médica, ganhar menos que o marido que também o é?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as excepções que confirmam a regra, Maria. :)

      (a minha sogra também é uma querida...)

      Eliminar
    2. O mesmo já não posso eu dizer da minha...uma autêntica cobra-capelo!

      Eliminar