sábado, abril 03, 2021

O Mundo do "Faz de Conta"...


Já me perguntaram, mais que uma vez, o que leva algumas pessoas a "decretarem" o fim da esquerda e da direita, acrescentando, que, além de serem antiquadas, estão desajustadas no nosso tempo.

Curiosamente, ou não, estes "decretos" partem sempre da direita (da tradicional e da outra, "populista", que se acha moderna...). E têm como objectivo iludir (sei que enganar é mais apropriado...) as pessoas de que já não existem "classes sociais", existem sim pessoas, que têm mais e menos dinheiro.

Esta "teoria" acaba por ser ainda mais intrigante, por vivermos num tempo em que a desigualdade social tem aumentado, com os ricos a ficarem mais ricos e os pobres a ficarem mais pobres.

(Fotografia de Luís Eme - Tejo)


4 comentários:

  1. Segundo Karl Marx, a tomada de consciência de classe é importante para geral uma transformação social. Penso que a maioria do povo não tem consciência, não identifica as classes sociais.
    Penso que se é do interesse de alguns que tudo continue como está, será uma boa estratégia fazer acreditar que já não existe estratificação social!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos cada vez mais "adormecidos" (ou anestesiados...), Micaela.

      Mas a desigualdade social tem sempre um preço, mais tarde ou mais cedo.

      Eliminar
    2. Andamos pois!
      Mas sistema está organizado para manter-nos ocupados ou distraídos!

      Eliminar