segunda-feira, abril 19, 2021

Será o Futebol a Provocar a Primeira Grande Derrota ao Capitalismo (século XXI)?


A criação da Superliga Europeia (uma competição de futebol internacional com algumas das melhores equipas do mundo, onde não se sobe nem de desce, e a coisa mais importante são os milhões...), promete dar muito que falar nos próximos dias, porque além dos clubes alemães e franceses convidados se terem recusado a participar, por estarem contra esta liga de futebol, praticamente todas as federações europeias estão contra (inclusive as dos clubes dos países fundadores, Espanha, Inglaterra e Itália).

Há ainda a agravante de todos os atletas que participarem neste competição ficarem proibidos de participar nas competições internacionais  da UEFA e FIFA entre países (Campeonatos da Europa e do Mundo).

Se tudo se mantiver como até aqui, os jogadores portugueses que jogam no Manchester City (Ruben Dias, João Cancelo e Bernardo Silva), Manchester United (Bruno Fernandes), Liverpool (Diogo Jota), Atlético de Madrid (João Félix), Barcelona (Trincão) e Juventus (Cristiano Ronaldo), não poderão jogar na selecção...

Não acredito muito no futuro da prova, mesmo que movimente os milhões que se falam. Os adeptos não são tão estúpidos como alguns dirigentes gananciosos pensam.

Talvez surja aqui a primeira grande derrota deste capitalismo selvagem que acha que pode fazer tudo, com o objectivo de sempre: enriquecer a meia-dúzia do costume, ao mesmo tempo que empobrece e prejudica muitos milhões.

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


8 comentários:

  1. Sobre este aborto que agora pende sobre o futebol só lhe ocorre o que, em miúdo, ouvia dizer: três badaladas e um balde de cal.
    Começou a ver futebol quando, pela mão do avô, tinha então 5 anos, entrou na velha estância de madeira, no Campo Grande, que era onde o Benfica jogava antes de ir para a Luz.
    Do futebol por que se apaixonou já nada existe. Quando o escritor Mário de Carvalho um dia disse que a maior alegria que lhe podiam dar era proibir a porcaria do jogo da bola, ele que detesta proibições, achou por ali algum exagero. Hoje, tenderia a olhar a frase com outros olhos…
    Quanto à derrota do capitalismo, parafraseando Mário Sacramento, dirá aos filhos e aos netos que tratem disso, não o obriguem a voltar cá!...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente tiveram a resposta que mereciam, Sammy.

      A UEFA sempre protegeu os grandes clubes, só posso entender este projecto pelo desespero de clubes quase falidos, como o Real Madrid, Barcelona e Juventus, pelas suas más gestões.

      E claro que o futebol-paixão, só na rua (cada vez mais difícil de se jogar na rua ou nos baldios...) e entre amigos.

      Eliminar
  2. Uma estupidez do tamanho do mundo. Que espero não venha a ter êxito.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente foram derrotados logo à partida, Elvira.

      Eliminar
  3. A ganância não tem vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tem mesmo Severino.

      Mas eles não vão desistir, até por estarem quase falidos. Têm deitado milhões e milhões fora.

      Eliminar
  4. Têem deitado milhões e milhões fora; não há problema - roubam mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema maior é que "a montanha pariu um rato", Severino. A UEFA sempre protegeu os grandes e agora ainda deve proteger mais...

      Eliminar