sexta-feira, abril 03, 2020

Poemas de "Inspiração" e de "Transpiração"


Continuo a olhar para a poesia como o "caminho" mais livre da literatura. Esse mesmo, onde tudo é possível.

Por vezes estou tempos e tempo sem escrever nenhum poema. Normalmente não "forço", espero que ele apareça, do "nada" ou do "tudo", quando lhe apetecer, ou lhe der jeito. E tanto pode "entrar" pela janela como pela porta...

Mas o que eu queria referir era as duas formas com que divido os poemas, no acto criativo. Aqueles que são fruto da inspiração momentânea (hoje aconteceu-me, de manhã, ainda na cama...) e os outros (por vezes "encomendados"...), que acabam por serem fruto, sobretudo da "transpiração".

Sei que há uma diferença grande entre eles. Não é por acaso que a inspiração é essencial. Ponto final.

(Fotografia de Luís Eme - Convento dos Capuchos)

4 comentários:

  1. Olá:- Concordo na íntegra. Resta saber qual os mais belos de ler: Se os escritos com inspiração, se os escritos com transpiração.

    Se calhar, na sua essência, são iguais.
    .
    Feliz fim de semana
    Fraternas saudações

    ResponderEliminar
  2. Estou a cumprir o isolamento social na companhia do filho em teletrabalho e dos netos em trabalhos sem fim da escola e do ATL.
    Como não trouxe o computador não consigo aceder ao meu blog.

    Um abraço Luis Eme

    ResponderEliminar