sexta-feira, janeiro 04, 2019

As Coisas que o Venta Leva...


O excesso de informação leva, inevitavelmente, ao esquecimento.

Senti isso hoje, por duas vezes, durante uma conversa com dois amigos.

Falou-se da casa onde morava um escritor local e eu acabei a pedir referências do lugar. Depois de as receber, percebi que afinal sabia perfeitamente onde ficava o primeiro andar onde habitava...

A segunda "branca" não foi muito diferente. Falou-se da GNR de Almada nos anos quarenta, cinquenta do século passado (da sua acção repressiva...) e eu disse que nessa época o Forte (Castelo...) era militar, e que não sabia onde ficava o "quartel" da GNR. Voltaram a oferecer-me referências e eu voltei a recordar a sua antiga localização, na Boca do Vento...

Depois destes dois "enganos" fiquei a pensar que é um erro "saber coisas demais"... porque uma boa parte delas acabam por voar com o vento.

(Fotografia de Luís Eme)

2 comentários:

  1. O nosso cérebro é selectivo. Ele tem tendência a esquecer aquilo a que não damos grande importância ou aquilo que nos fez sofrer.
    Abraço, bom fim-de-semana, bom domingo de Reis, e Bom Ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Elvira.

      Mas eu neste caso, não falava deste carácter selectivo, mas sim da "sobrecarga" de informação...

      Eliminar